DicasFree.com » Faculdade » Faculdade Gastronomia RJ

Faculdade Gastronomia RJ

Veja no artigo o que o curso de Gastronomia pode oferecer para as pessoas que desejam ingressar nessa área profissional.

     

O curso de Gastronomia tem sido muito procurado, uma vez que o mercado esteja cada mais ascendente, com cerca de 12% de aumento nas ofertas a cada ano. Desde confeitarias, empresas fornecedoras e fábricas de alimentos, e até mesmo em alguns hospitais existem vagas importantes para ocupação desse profissional. Desde os primeiros semestres do curso de graduação em Gastronomia, o estudante aprende várias técnicas para o correto preparo de diferentes alimentos, de bebidas e também compreendem a ampla visão sobre gestão de restaurante.

curso de  gastronomia

O profissional de gastronomia pode se tornar Personal chef e atuar como chef de cozinha em residências particulares, ou ainda prestar consultoria e assessoria técnica para a abertura de restaurantes e etc.

Além de aprender tudo sobre as propriedades de cada alimento e a melhor forma de prepará-los, o estudante de gastronomia também é instruído para sobre os métodos de segurança alimentar, entre aulas práticas e teóricas recebe instruções a cerca de planejamento e produção de cardápios para diferentes estabelecimentos que comercializam e oferecem serviços alimentícios. Em geral, também recebem todas as disciplinas direcionadas ao curso, como a História da gastronomia, bioquímica, e matérias similares como gestão financeira, estatística, matemática e etc.

A maior parte do curso, o estudante fica mais tempo na cozinha, onde irá aperfeiçoar suas habilidades em manusear diferentes instrumentos gastronômicos, desenvolve as técnicas de preparo, e aprende muito sobre cozinhas específicas típicas de outros países, como asiática, mediterrânea, entre outras. Outro diferencial importante do curso é o aprendizado sobre questões de higiene alimentar e legislação que atua na regulamentação do setor.

formandos gastronomia

O preço médio da mensalidade para o curso de Gastronomia está em torno de R$ 1.105,00 e R$ 1.598,00, dependendo do turno.

A grande parcela de vagas de emprego para os gastrônomos está no cargo para chef de cozinha, mas novas oportunidades tem surgido com grande rapidez, principalmente como administrador de restaurante. As melhores oportunidades para a carreira estão concentradas na Região Sudeste do país entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Essa centralização se dá por causa de uma existência maior de restaurantes com alto padrão, onde são realizados eventos mais evidentes. Portanto quem decide seguir a carreira de gastronomia pode investir em estudos nessas regiões.

Na cidade do Rio de Janeiro, podem ser encontradas várias instituições de ensino que oferecem o curso de Gastronomia. O curso é realizado dentro de um período de integralização de no mínimo de 8 e no máximo de 12 semestres. Entre as disciplinas estudadas estão Princípios de Alimentação e Nutrição, Bases Moleculares da Gastronomia, Culinária Regional, Fundamentos de Marketing de Serviços e etc. As instituições mais requisitadas do Rio de Janeiro são:

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?