DicasFree.com » Curiosidades » Experiencia de quase morte: Relatos, espiritismo e depoimentos

Experiencia de quase morte: Relatos, espiritismo e depoimentos

Muitas pessoas relatam ter passado por experiências de quase morte em algum momento de sua existência. Entenda mais sobre esse fenômeno curioso aqui no Dicas Free.

     

Ao longo da história da humanidade, várias coisas podem ser descritas como “comuns” entre as diversas culturas e experiências humanas. Uma dessas coisas é sem sombra de dúvidas os relatos de quase morte.

Muitas pessoas descreveram supostos encontros com o além em algum momento onde experimentaram a morte, seja por uma doença, uma queda, ou pelo medo de morrer em alguma circunstância. Muitas dos relatos envolvem alguns elementos muito parecidos em diferente pessoas pelo mundo.

EQM - Experiência de quase morte.

As experiências de quase morte ou EQM, como são chamadas, podem acontecer com qualquer pessoa. A maioria, durante uma situação de risco, experimenta o famoso flashback de toda a vida, exemplificando-o na frase “vi toda a minha vida passar pelos meus olhos”. Isso é uma experiência mais básica e mais comum de quase morte.

Porém, muitas pessoas acabam entrando em um estado de transe ou sono, quando tem essas experiências. Nesses casos, as EQMs costumam ser mais profundas, enigmáticas e simbólicas, pois se relacionam profundamente com o imaginário das pessoas. Confira as experiências mais comuns:

  • Luz no fim do túnel: Geralmente a luz é chamativa e tudo ao redor é escuro. A pessoa geralmente é dirigida para a luz por sentir que lá encontrará paz ou algum objetivo. Essa luz também pode representar alguma divindade na qual a pessoa acredita.
  • Sensação de paz: Grande parte das pessoas relatam sentirem profunda paz e tranquilidade, como se estivessem em uma espécie de “descanso da vida”.
  • Luz intensa: Também é relatado casos de luz intensa que preenche todo o ambiente.
  • Lugares míticos: Dependendo da religiosidade ou crença da pessoa, esta pode se encontrar em algum lugar sagrado no qual acredita. Como exemplo, várias pessoas dizem visitar o paraíso.
  • Encontro com divindades: O encontro com divindades ou entidades espirituais é muito relatado. Nesses casos, é comum que a divindade até fale com a pessoa, dando-lhe ordens, explicando algo, pedindo para volte a terra, ou até mesmo ofertando a decisão de ficar ou voltar.
  • Flashback: Algumas pessoas relatam ver suas vidas como em um filme, geralmente apresentando alguma visão crítica dos acontecimentos.
  • Sair do Corpo: Ocorre muito a experiência da pessoa sair de seu próprio corpo e o vê-lo em sua cama ou no quarto do hospital.

O que pode ser?

Há muitas explicações para esse tipo de comportamento. Há quem diga que esse quadro é realmente um tipo de contato com o sobrenatural, a forma da passagem entre a vida e a morte e que cada um a experimente de acordo com sua crença.

Também pode-se dizer que esse quadro é uma experiência psíquica oriunda do subconsciente em estado de transe em uma espécie de sonho que a pessoa tende a ter. As figuras mudam de acordo com o imaginário da pessoa. Se a pessoa for cristã, é provável que ela ambiente-se no paraíso, fale com Deus ou Jesus. Se a pessoa for agnóstica, é provável que experimente algum tipo de visão espacial, entre outras.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?