DicasFree.com » Física » Exemplo de energia mecânica

Exemplo de energia mecânica

Podemos saber de início que todo tipo de movimento pode ser considerado energia mecânica. Para saber mais sobre suas funções, do que é formada e alguns exemplos explicativos, leia aqui.

     

Energia mecânica, basicamente é tudo aquilo que o corpo de qualquer coisa é capaz de produzir. Eletrodomésticos são compostos por energia mecânica. A mecânica está inclusa a todo tipo de máquina existente e a energia envolvida nesses aparelhos é capaz de fazer com que eles façam algo (funcionem).

A mecânica é uma mistura de dois tipos de energia, a cinética e a potencial. As duas formam a a capacidade de algo trabalhar com um devido fim.

Por exemplo:

Uma máquina de lavar: A energia mecânica de uma máquina de lavar faz com que ela produza o serviço de lavar roupas. A energia elétrica faz com que as funções da máquina funcionem. Sem energia, não há funcionamento da mesma. Energia elétrica (ou mecânica = cinética + potencial) se transforma em energia de movimento, tornando possível o funcionamento da máquina de lavar.

Torradeira: Em uma torradeira, o processo de energias é diferente. A energia mecânica (cinética + potencial) é transformada em energia térmica. O processo da torradeira é aquecer o pão. Começa com a energia elétrica e mecânica, e no fim do processo se tornou energia térmica.energia mecanica

Cachoeira: Essa é um tipo de energia mecânica natural. A queda de uma cachoeira é um movimento considerado energia. Está no ato da queda, o ato é considerado energia mecânica (cinética + potencial). Todo movimento que as águas fazem também pode ser considerado energia mecânica.

A energia mecânica inclui tudo aquilo que tem a capacidade de movimento. No dia-a-dia de todas as pessoas, estamos sempre presenciando alguma forma diferente de energia, sabemos então que praticamente tudo é energia mecânica. Quando usado o chuveiro, o liquidificador, o ferro ou qualquer outro aparelho do cotidiano, podemos ver a capacidade de movimento de cada objeto.

É importante lembrar também que toda energia mecânica pode ser facilmente transformada em qualquer outro tipo, a forma cinética + potencial = mecânica, pode ser transformada em energia elétrica, energia térmica e energia de movimento.

Tudo é energia. Mesmo quando mudam de nomes, tudo é gerado através da energia. O corpo precisa dela para se movimentar e fazer as atividades cotidianas do dia, uma criança por exemplo que não se alimenta corretamente, não tem energia suficiente para a prática de esportes e nem qualquer outro tipo de atividade. Quando adoecemos, é basicamente isso que acontece.

A nossa energia mecânica deixa de ter seu funcionamento diário e passamos a nos locomover muito vagarosamente ou por vezes, não temos a capacidade de locomoção. Enfim, tudo é energia mecânica e até o corpo do ser humano necessita da mesma.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?