DicasFree.com » Estudos » Estudo para Célula

Estudo para Célula

As células são as menores partes funcionais de uma corpo vivo, seja animal ou vegetal. Saiba mais sobre a célula animal e como ela se divide.

     

Um dos fatores para que a matéria orgânica seja considerada um ser vivo, baseia-se na constituição dessa por células. As células são a menor parte de um ser vivo com funções essenciais e importantes com forma definida. Todos os seres que pela ciência são considerado vivos, possuem o corpo construído por milhões de células.

As células podem empenhar funções diferentes de acordo com o seu tipo e com sua localização no corpo, mas em síntese, todas as células trabalham juntas numa imensa rede complexa de cooperativismo. Mesmo sendo muito pequenas, as células contém uma estrutura complexa e densa, com uma grande quantidade de processos sendo realizados.

As células do corpo humano possuem um núcleo definido e por essa razão denominam-se células eucarióticas. As mesmas são divididas basicamente em três partes: Membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Membrana plasmática: É o material orgânico composto por duas camadas de lipídios e uma – no meio – de proteínas, fino e que envolve a célula possuindo grande elasticidade. Não só isso, a membrana plasmática é responsável por permitir e regular o transitar de nutrientes e elementos essenciais para os processos químicos realizados pela célula.

Citoplasma: o citoplasma corresponde ao espaço entre a membrana plasmática o núcleo da célula, ou seja, a maior parte de todo o complexo celular. Nele está presente uma solução aquosa, onde cerca de 80% é água e o restante corresponde ao armazenamento de sair, proteínas e elementos essenciais para os processos da célula. Também estão localizadas as estruturas que desempenham o papel de ingestão e excreção da célula, como também de produção do RNA, material indispensável na composição do DNA.

Núcleo: O núcleo é a uma espécie de chefe ou cérebro de toda a célula. Ele encontra-se no papel de regulador de todas os processos e trocas ocorridos na célula. Além disso, o núcleo celular abriga os cromossomos, que contem os genes e todo material genético correspondente ao indivíduo que também serão hereditários.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?