DicasFree.com » Mulher » Esquecer de tomar anticoncepcional um dia engravida?

Esquecer de tomar anticoncepcional um dia engravida?

Um das dúvidas mais recorrentes sobre o uso do anticoncepcional é se é possível engravidar caso a mulher esqueça de tomar um dia. Confira a resposta clicando no post.

     

A dúvida com certeza permeia a cabeça das mulheres e dos casais em si nesses momentos. Existe algum potencial risco de engravidar caso a mulher esqueça de tomar a pílula um dia?

A resposta para essa pergunta não é de todo correta, pois existem diferentes tipos de situação. Respondendo de uma maneira mais genérica, bastaria dizer: depende!

O que fazer quando esquecer?

O que fazer quando esquecer?

Porém, é importante ficar atento para com as possibilidades de gravidez ou não nesses momentos para saber o que fazer caso aconteça. Confira:

O que fazer e diferentes situações

Não há problema algum em esquecer de tomar uma pílula. Mesmo porque existe uma espécie de “tempo de carência” para que você a tome assim que lembrar. Esse tempo é de 12 horas após o horário no qual toma-se a pílula diariamente.

Se não fazem mais de 12 horas que você esqueceu da pílula, pode toma-la e continuar com a cartela normalmente nos horários certos pois não há risco de engravidar nessa situação.

Porém, quando o esquecimento ultrapassa o tempo de 12 horas do horário correto, deve-se levar em consideração a quantidade de pílulas que ainda tem na cartela. Preste atenção:

No caso de haver 7 pílulas ou mais ainda na cartela: Nessa situação, o risco de gravidez é muito pequeno e pode tomar a pílula assim que lembrar e continuar com a cartela normalmente em seus horários. Porém, é importante iniciar outra cartela assim que essa acabar, sem dar o  intervalo entre elas.

No caso de haver mais de 7 pílulas ainda na cartela: Nesse caso, o risco de gravidez é muito grande e você terá que parar de usar essa cartela e esperar que a menstruação venha e passe normalmente para iniciar uma nova cartela. Nesse período, deve-se evitar relações sexuais ou pratica-las apenas com o uso de preservativos para não engravidar.

É importante estabelecer um horário de manhã para tomar as pílulas, por exemplo as 10:00h ou mais a tarde as 13:00h. Isso proporciona o tempo de 12 horas mais utilizável pois você terá o dia todo para lembrar que não tomou a pílula.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?