DicasFree.com » Saúde » Entupimento do canal lacrimal de recém nascido. Sintomas e tratamentos

Entupimento do canal lacrimal de recém nascido. Sintomas e tratamentos

O entupimento ou obstrução do canal lacrimal em recém nascidos é mais comum do que se pensa. Saiba mais sobre esse problema aqui no Dicas Free.

     

Muito tem melhorado no que tange a qualidade de vida desde que os métodos medicinais de prevenção foram adotados e postos em prática, principalmente nos primeiros dias e meses de vida de um ser humano.

Logo quando nascem os bebes, muitos procedimentos já são realizados de imediato para prevenir que alguma complicação comprometa o bem estar e a própria vida do bebe.

Uma das formas de prevenção de problemas oculares é a aplicação de uma gota de nitrato de prata em cada olho do recém nascido, fato que por vezes passa-se despercebido pelas mães.

Foto: Reroducao

Foto: Reprodução

Obstrução do canal lacrimal

Estima-se que um terço dos recém nascidos apresentem alguma complicação no que tange aos olhos e aos canais lacrimais. Essa complicação pode vir a passar despercebida pelos pais, sendo que dificilmente apresenta maiores danos iniciais.

Porém, isso não quer dizer que a obstrução não seja perigosa. O entupimento dos canais lacrimais faz com que o material seja encaminhada para as vias respiratórias, prejudicando a respiração do bebe e causando engasgos.

Sintomas e Tratamento

Os sintomas devem se percebidos com atenção redobrada dos pais. Além dos engasgos e o próprio incomodo do bebe, há também a irritação do pequeno em locais muito iluminados, sinal claro de que há algum problema na visão.

Em alguns casos, é comum notar manchas brancas na pupila dos olhos do bebe, fator que também pode ser indicativo de outras doenças que possam comprometer a visão.

O tratamento da obstrução do canal lacrimal é geralmente feito com pequenas massagens específicas e também com a utilização de colírios de ação antibiótica.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?