DicasFree.com » Saúde » Entupimento das artérias do coração sintomas

Entupimento das artérias do coração sintomas

Quando uma artéria se entope ela provoca um ataque cardíaco, situação a qual pode levar o paciente a morte. Confira neste artigo quais os sintomas dessa condição médica, como tratá-la e evitá-la.

     

Existe uma condição médica que recebe o nome de doença das artérias coronárias, sendo a principal causa dos ataques cardíacos. Essa doença acontece quando um material gorduroso conhecido como placa vai se aglomerando nas paredes das artérias coronárias, provocando assim a falta de circulação de sangue e oxigênio para o coração.

O ataque cardíaco acontece no momento em que o fluxo normal de sangue a uma parte do músculo do coração se interrompe por algum bloqueio. Quando essa interrupção acontece é necessário que o fluxo sanguíneo seja restabelecido o mais rápido possível, pois se o músculo cardíaco ficar muito tempo sem receber oxigênio ele será danificado e começará a morrer.

Sintomas de um ataque cardíaco:

  • Ansiedade: é comum que as pessoas que estão prestes a ter um ataque cardíaco se sintam extremamente ansiosas.
  • Desconforto no tórax: dor, pressão ou queimação na região do tórax podem indicar um possível ataque cardíaco.
  • Tosse: normalmente quando se acumula líquido no pulmão acontecem tosses e ruídos.
  • Vertigem: quando o coração para de bombear sangue necessário para o organismo, sensação de vertigem ou até mesmo perda de consciência podem acontecer.
  • Fadiga: mais comum entre as mulheres, do que em homens, o cansaço aparece repentinamente de forma intensa e contínua sem nenhum motivo aparente.
  • Náuseas: o inchaço abdominal pode fazer a pessoa se sentir enjoada ou sem apetite.
  • Dores no corpo: outras partes do corpo além do tórax podem começar a doer instantaneamente, como os ombros, braços, mandíbula, pescoço e abdômen.
  • Pulsação irregular: se o coração acelerar e em consonância aparecerem sintomas como fraqueza, tontura ou dificuldades para respirar pode ser um prenúncio de problema cardíaco.

Se você é propenso a ter problemas no coração, siga nossas dicas para prevenir um infarto cardíaco:

Coração.
(Foto: Reprodução)

  1. Controle os níveis de colesterol
  2. Pratique atividades físicas frequentemente
  3. Largue o cigarro
  4. Controle o diabetes
  5. Evite situações de estresse
  6. Mantenha o peso ideal
  7. Tenha cuidado ao associar anticoncepcionais e tabagismo

Caso você perceba que está tendo um ataque cardíaco procure não entrar em pânico, mantenha a calma e ligue o mais rápido possível para uma ambulância através do número 192. Não ignore em hipótese alguma os sintomas achando que eles passarão rapidamente, pois você pode morrer nesse meio tempo.

O diagnóstico precoce também é essencial para que o tratamento adequado seja aplicado, evitando de tal forma futuras sequelas. Em alguns casos é necessário até mesmo uma cirurgia para revascularizar o músculo cardíaco. Por isso não deixe de procurar atendimento médico com a maior urgência possível.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?