DicasFree.com » Religioso » Entendimento sobre espiritismo

Entendimento sobre espiritismo

Confira neste artigo alguns detalhes básicos sobre o que é a doutrina espírita, fundada pelo pedagogo francês Allan Kardec e quais são seus fundamentos.

     

O espiritismo foi criado no século XIX pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usualmente é conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec. Há quem faça referência a essa religião usando termos como doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista.

O Brasil é o país com a maior quantidade de adeptos da religião em todo o mundo. Outros países com uma grande gama de seguidores do espiritismo são Cuba e a Jamaica.

O espiritismo é uma doutrina que tem seu alicerce fundado em três pontos de partida: religião, ciência e filosofia. Utilizando desses três meios aliados ao mesmo tempo, essa doutrina busca compreender melhor questões relacionadas ao universo científico (ciência e filosofia) e ao universo que o transcende, momento o qual onde entra a questão religiosa.

O espiritismo é uma doutrina filosófica porque se propõe a responder as três questões fundamentais da filosofia: De onde viemos? O que fazemos no mundo? E, para onde vamos? Parte-se do pressuposto que qualquer doutrina que dê uma interpretação a respeito do sentido da vida, partindo de uma concepção própria do que é o mundo, é uma filosofia.

Representação do espiritismo.
(Foto: Reprodução)

É uma ciência porque estuda os fenômenos mediúnicos utilizando-se da razão e critérios absolutamente científicos para interpretar os fenômenos que os espíritos provocam alegando que estes não passam de fatos naturais. Assim, qualquer acontecimento, por mais esdruxulo que seja, não tem nenhum teor sobrenatural segundo o espiritismo, uma vez que tudo pode ser explicado cientificamente.

E tem caráter religioso por objetificar a transfiguração moral do ser humano. Para isso usa como arquétipo a ser seguido Jesus Cristo, pois acredita que ele é o espírito mais puro que já habitou na terra e demonstrou verdadeira expressão de amor, simplicidade e pureza. Entretanto, diferente das religiões cristãs, o espiritismo é uma doutrina que não tem sacerdotes, cerimoniais, cultos, rituais ou sacramentos.

Acreditam na existência de Deus como uma consciência criadora de todas as coisas, um ser inteligível que é eterno, imaterial, imutável, onipotente, justo e bondoso. Também creem na imortalidade da alma, afirmando que ela não morre, mas se reencarna em busca da evolução e aprimoração do seu próprio espírito.

Podemos notar que o espiritismo é uma doutrina que conseguiu a proeza de mesclar em uma única ideia pontos que concernem ao cristianismo, como a caridade, ao budismo, com a fé em reencarnações e até mesmo em questões referentes ao evolucionismo proposto por Darwin, além de outras séries de credos esotéricos.

Os ensinamentos dessa fé se baseiam na Codificação Espírita, um conjunto de cinco obras que foram escritas por Allan Kardec, sendo elas O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

O Livro dos Espíritos é o livro base de toda a Doutrina Espírita, pois nele está contido os princípios do Espiritismo em questões fundamentais, como por exemplo, a imortalidade da alma, qual a  natureza dos espíritos e como se dá as suas relações com os seres humanos, as leis sobre moral, a vida futura dos indivíduos isoladamente e o futuro da humanidade.

O Livro dos Médiuns é o que agrupa aclaramento sobre os diversos gêneros de manifestações mediúnicas, assim como os meios utilizados nos processos de comunicação e a relação com os espíritos, a educação da mediunidade e os obstáculos que podem surgir durante a prática.

O Evangelho Segundo o Espiritismo é um livro que se dedica à explicação das máximas da vida de Jesus Cristo, tendo como premissa os ensinamentos do Espiritismo e como sua aplicabilidade pode ser utilizada em diversas situações da vida.

O Céu e o Inferno, também conhecido como “A Justiça Divina Segundo o Espiritismo” é um livro que oferece o exame que faz uma comparação entre as doutrinas sobre o processo de passagem da vida espiritual à vida corporal.

A Gênese é um livro onde se destacam temas como a existência de Deus, qual a nascente do bem e do mal, o surgimento do Universo e da vida nele, a construção do planeta Terra, a criação inicial de todos os seres vivos, entre outros.

Acesse Federação Espírita Brasileira e saiba mais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?