DicasFree.com » Profissão » Entenda qual o serviço do assistente social

Entenda qual o serviço do assistente social

O assistente social, é uma importante peça para um melhor funcionamento da sociedade como um todo. Para saber mais informações sobre essa maravilhosa profissão, acompanhe este artigo!

     

Serviço Social

O serviço do Assistente Social, está embasado em diminuir as distâncias sociais de forma geral. Ele é totalmente responsável por fazer parte direta da comunidade onde residir. Através desse profissional, muitas soluções sociais são alcançadas e podem trazer uma melhoria para a sociedade como um todo.

Os assistentes sociais, são responsáveis por algumas áreas em questão. É necessário que para prestar esse tipo de serviço, você tenha um nível superior exatamente nessa área. Ele é responsável por várias pesquisas que desrespeitam a sociedade, bem como análises de estilos de vidas e execução de programas políticos e sociais.

O assistente social, na maioria das vezes é como um anjo que faz a ligação entre os menos favorecidos a uma vida digna. O principal objetivo de todos, é a unificação entre classes sociais e garantir o direito da população de baixa renda. Para chegar a seus objetivos, eles devem ter embasamento dentro da lei.

direitos iguais

Principais órgãos

A organização e o planejamento são ferramentas completamente essenciais. Os principais lugares onde é possível encontrar ações sociais vindos de assistentes são: 

  • Redes de serviços sociais governamentais
  • Hospitais
  • Escolas ou creches
  • Centros de convivência
  • Administrações municipais, estaduais e federais
  • Serviços de proteção judiciária
  • Conselhos de direitos e de gestão
  • Movimentos sociais

Assistentes sociais

O Conselho Federal de Serviço Social, é o principal órgão cuidador e indicador dos assistentes. Ele é responsável por manter a integridade dos mesmos, bem como a segurança de maneira geral dos trabalhadores. Para se tornar um assistente, é necessário estar cursando ou ter terminado o curso numa universidade.

Também é de extrema importância que você faça um concurso para trabalhar na área. Nenhum assistente é contratado pelo governo, sem ter participado do mesmo. Os assistentes sociais não tem empregos em redes privadas ou instituições particulares. Por isso é importante que faça a escolha certa na hora de cursar esse ensino superior.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?