Entenda o que é a paralisia do sono

A paralisia do sono é um estado cerebral que consiste no entorpecimento e no impedimento dos movimentos logo após o despertar de um período sonolento. Vem acompanhada de alucinações categorizadas como hipnagógicas, ou seja, a percepção de enxergar o que não existe.

Observação: Essas são visões distorcidas que parecem reais e não há como argumentar plausivelmente sobre o episódio.

Os sintomas da paralisia ocorrem um pouco antes do adormecer ou ao despertar. Uma pessoa afetada não consegue mover nenhuma parte do corpo, nenhum músculo sequer, este momento muito se assemelha a um sonho.

Há dificuldade de determinar se algo aconteceu de fato ou não, assim como ruídos estranhos ou sensações de peso sobre o peito. Os relatos são diversos entre pessoas que tiveram tal experiência, quando acordamos repentinamente, o cérebro não reage, continuando em profundo torpor. O corpo permanece estático.

O que é paralisia do sono?
Paralisia do sono. (Foto: Reprodução)

Várias pessoas que tiveram paralisia do sono, também sofrem com a narcolepcia, doença que erroneamente está associada ao ato de dormir em demasia, possuindo assim desempenho ruim em vários âmbitos da vida.

Popularmente são chamadas de “preguiçosos“, mas muitas delas são portadoras do problema sem fazer ideia disso. Existem vários fatores, além da narcolepcia, que aumentam a probabilidade da ocorrência da paralisia do sono e a alucinação, sendo elas:

  • Sono irregular como breves cochilos;
  • Estresse;
  • Mudanças radicais no estilo de vida ou ambiente;
  • Sonho lúcido que precede o episódio;
  • Nível elevado de cansaço;
  • Sono com indução de medicamentos.

Na paralisia, muitos não sabem o que fazer depois do pavor, enquanto seus corpos permanecem imóveis, muitos acreditam ouvir passos, vozes e personificações de sombras. A sensação é de loucura e morte.

Como funciona o processo?

Embora o seu corpo acorde, o seu cérebro continua “dormindo”, isso faz com que os movimentos corporais não sejam acompanhados dos cerebrais, resultando então em tais evidências. De toda forma, há algumas maneiras de evitar esse desconforto.

O primeiro deles consiste na NÃO ingestão de medicamentos para dormir, ainda que sofra com insônia. Você também deve evitar ao máximo momentos de estresse, manter uma vida ativa com a efetuação de exercícios físicos, não comer exageradamente e manter hábitos calmos como ouvir música e ler antes de se deitar.

Paralisia do sono na cultura popular

O fato é que a paralisia do sono está ligada profundamente a cultura popular de diversos povos, em diversas partes do globo. No Vietnã, ela é tratada como uma experiência fantasmagórica, onde pessoas acreditam estar vivendo algo “sobrenatural”.

No Brasil, o distúrbio originou a lenda da pisadeira, na qual durante o sono, o fantasma de uma mulher pisa sobre o peito do afetado, enquanto esse pode ver tudo, apesar de não poder e não conseguir fazer absolutamente nada.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *