DicasFree.com » Escolar » Entenda como foi a conquista do espaço

Entenda como foi a conquista do espaço

Se você deseja saber como ocorreu a conquista do espaço, acompanhe este artigo e saiba mais sobre a guerra entre os países e suas respectivas conquistas.

     

Estados Unidos x União Soviética

Visando ampliar suas áreas de influência, a União Soviética e o Estados Unidos apresentavam sistemas político-ideológicos diferentes. Ao término da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no ano de 1945 (quando se iniciava a guerra fria) o conflito tinha como personagens principais esses dois países.

Durante 40 anos, eles se enfrentaram, batalhando um contra o outro na tentativa de encontrar a hegemonia mundial. Dentre as coisas que fizeram, estavam o fornecimento de armas a conflitos separatistas, destinação de dinheiro ás nações com finalidade em restruturamento e  até intervenção da política externa.

Ambos os países, investiram pesado em tecnologia para a indústria bélica. O mundo se dividiu em dois blocos distintos e com conceitos totalmente avessos, o capitalismo e o socialismo. Todos estavam amedrontados com a possibilidade de haver um terrível confronto entre estas nações.

A conquista do espaço

Além de todo esse investimento, boa parte das verbas foram revertidas a pesquisas com relação ao espaço sideral. O destaque principal de todas, era a exploração do satélite principal da Terra, a Lua. A chamada “corrida espacial” teve início exatamente neste momento.

A conquista do espaço ocorreu gradativamente, desde o primeiro soviético até o último estadunidense

Conquista do Espaço (Foto: Reprodução)

Alguns anos a frente, em 1957, a União Soviética esteve em vantagem conquistando o espaço. Naquele mesmo ano, por volta do mês de Outubro, a nação lançou o primeiro satélite artificial que recebeu o nome de Sputnik. Não se contendo, um mês a frente, eles mandaram o primeiro ser vivo ao espaço. Uma cadela, chamada Laika, a bordo do Sputnik 2.

No próximo ano, em 1958, o Estados Unidos endereçaram ao espaço o seu primeiro satélite artificial, o Explorer 1. Dentro deste, estava inúmeros aparelhos de pesquisa. Contudo, um ano depois a União Soviética decidiu apresentar seus avanços em pesquisas sobre o espaço e realizou o projeto Luna.

Esse disponibilizou imagens através de fotografias. Como os soviéticos nunca se contentavam, em 1961, mandaram o primeiro homem ao espaço. Seu nome era Yuri Gagarin e viajou a bordo de uma nave que tinha como nome Vostok. Ficou conhecido mundialmente por sua frase “A Terra é azul”.

A essa altura do campeonato, o Estados Unidos estava “ficando para trás”. Então decidiram fazem um alto investimento em projetos espaciais. O resultado de tanto esforço veio em 1962, quando o astronauta John Glenn teve seu primeiro voo ao redor da Terra. Quanto mais resultados obtinham, mais complexos se faziam seus projetos.

NASA, tinha como principal objetivo alcançar a lua, essa seria uma gigantesca evolução para época. A grande conquista do Estados Unidos ocorreu no dia 20 de julho de 1969, quando os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin Jr e Neil Armstrong pisaram na Lua pela primeira vez.

O momento foi tão marcante, que a transmissão foi passada em todas as emissoras de TV. Ficou ainda mais evidente a grande conquista, com uma mensagem dita por Neil do espaço, que dizia o seguinte: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Com o passar do tempo, o conflito entre os países foi diminuindo. Anos se passaram e os países trocaram informações sobre a exploração do espaço. Depois disso, houve redução em gastos por ambos em exploração espacial.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?