DicasFree.com » Biologia » Entenda como é dividido o sistema nervoso central e periférico

Entenda como é dividido o sistema nervoso central e periférico

O sistema nervoso central (SNC) e o periférico desempenham funções essenciais no funcionamento do corpo humano. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.

     

O sistema nervoso é responsável por uma gama de operações no sentido de comunicação entre as partes do corpo. Sem esses sistemas, nosso corpo em plena complexidade entraria em uma imenso colapso e certamente não funcionaria por muito tempo.

Para entender melhor toda essa questão, dividimos o sistema nervoso em duas áreas, denominadas central e periférico. Cada uma é responsável por uma variedade de funções diferentes que se complementam.

Cérebro humano –  grande parte do sistema nervoso está localizada neste órgão. (foto:reprodução)

SNC: Sintema Nervoso Central

O sistema nervoso central é responsável, principalmente, pela nossa interação com o mundo externo e também pela introspecção. Pode ser dividido em: médula espinhal, encéfalo, cerebelo e tronco encefálico. Além disso, possui as seguintes funções:

Função motora: determina o controle de contração e relaxamento de todos os músculos do corpo, exceto o do coração

Função sensorial: determina a percepção dos estímulos externos como temperatura, pressão, audição, visão, tato, etc.

Função do pensamento: determina o pensamento, imaginação, emoções, etc.

Função homeostase: determina o equilíbrio biológico corporal como a frequência de batimentos cardíacos, pressão arterial, frequência respiratória, etc.

Sistema Nervoso Periférico

O sistema nervoso periférico é constituído pelas ramificações nervosas no crânio, é responsável pelo controle dos estímulos nervosos aos sistemas e órgãos do corpo humanos. Pode ser dividido em três partes: sistema nervoso somático, sistema nervoso entérico e sistema nervoso autônomo.

Sistema nervoso somático: é responsável por transmitir as informações sensoriais como a visão, audição, olfato, paladar, tato ao sistema nervoso central e também controlar os impulsos nervosos aos músculos esqueléticos do corpo, podendo ser realizado conscientemente.

Sistema nervoso autônomo: transmite informações dos músculos cardíacos, lisos e glândulas de forma involuntária. Também é responsável por transmitir informações de órgãos como pulmões, estômago, fígado(vicerais) ao sistema nervoso central.

Sistema nervoso entérico: está localizado dentro do intestino, é responsável pelas atividades deste órgão.

Dessa forma podemos entender que o funcionamento de ambos os sistemas são complementares e de muita importância. Para estudar isso e outros assuntos relacionados, o ramo da neurologia se ocupa em pesquisas científicas não só para o entendimento do funcionamento nervoso, mas também para tratamentos de doenças e complicações que envolvem esse sistema.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?