DicasFree.com » Saúde » Entenda a importância da cera do ouvido

Entenda a importância da cera do ouvido

A cera do ouvido é produzido pelas glândulas sebáceas, essa é responsável por fazer a proteção do mesmo contra infecções. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

     

Cera do ouvido – importância

A cera do ouvido é produzida normalmente pelas glândulas sebáceas. Essas se localizam precisamente em nosso canal auditivo e é confeccionada a partir do material pH ácido. Sua intenção é inteiramente proteger os ouvidos e mantê-los seguros contra qualquer eventualidades e doenças relacionadas ao ouvido.

Alguns micro-organismos, em especial, são capazes de denegrir a audição e também partes importantes do  tímpano. Elas são responsáveis pela causa de infecções e dores. É por isso que a cera é extremamente importante e os médicos indicam que não se deve retirá-la por completo.

Embora isso seja de fato recomendado, algumas pessoas produzem uma quantidade maior que a necessária. Esse acumulo pode trazer aparência feia e até desconforto a quem o tem. Também é possível que a mesma tenha problemas com surdez, pois a cera bloqueia automaticamente a passagem do som.

A cera do ouvido é importante, pois protege o ouvido de possíveis infecções e micro-organismos

A recomendação médica é fazer a limpeza do ouvido ao menos uma vez por mês.
(Foto: Reprodução)

Nesses casos em específico, um médico deve ser procurado e somente ele será capaz de retirar a quantidade adequada de cera para que o ouvido continue tendo suas funções auditivas e se mantenha saudável. Outras pessoas, por sua vez fazem questão de fazer a limpeza dos ouvidos, mas nem sempre isso é indicado.

Dependendo do material utilizado para a retirada da cera, é possível que você faça a perfuração dos tímpanos. Além disso, ao realizar essa prática, o ouvido fica prejudicado, já que desta maneira estará eliminando a “segurança” dessa área.

Os médicos orientam que você tenha MUITO cuidado na hora de fazer a limpeza dos ouvidos e não tire totalmente a cera. Indicamos que faça a limpeza de mês em mês e caso sinta qualquer reação diferente, procure o seu médico imediatamente. Lembre-se sempre de que a limpeza deve ser feita somente na aurícula (parte externa do ouvido).

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?