DicasFree.com » Estudos » Energias renováveis e não renováveis

Energias renováveis e não renováveis

Toda produção industrial e agrícola do mundo necessitam de suas matrizes energéticas para funcionarem de acordo com os padrões pós-modernos. Saiba mais sobre as fontes energéticas renováveis e não renováveis.

     

A modernidade trouxe ao mundo uma nova forma de viver e interpretar o funcionamento da natureza. Com o desenvolvimento da ciência, das artes, da filosofia e das constantes mudanças políticas que retiraram o poder divino das monarquias e acentuaram o liberalismo como nova forma econômica, permitiu com que uma nova elite subisse ao poder monetário e mudasse para sempre a dinâmica de trabalho e vivência urbana.

As invenções serviriam na maioria das vezes, para aumentar ou proporcionar melhor produção das fábricas que inauguravam a revolução industrial. As forças a vapor utilizada nas máquinas logo seria substituída pela energia elétrica, descoberta que mais uma vez transformou o modo de vida urbano.

Energia Elétrica

Com a possibilidade de iluminação elétrica, a noite passa a ser território propício ao trabalho, ao tráfego, a socialização mais aberta. As máquinas tornam-se mais sofisticadas e os primeiros aparelhos eletrônicos mudam a maneira como se faz guerra a partir da Primeira Guerra mundial.

Com esse novo mundo girando entorno das fontes energéticas, cada país procurou explorar seus recursos naturais de forma a conseguir produzir energia elétrica e então, ter possibilidade de intensificar a produção. Essas matrizes energéticas foram com o tempo sendo definidas em renováveis e não renováveis, de acordo com sua disposição natural.

Energia Renovável

As matrizes energéticas renováveis são aquelas cujo o motor gerador de energia é naturalmente renovado, sem desgastes expressivos no meio ambiente. Atualmente, existe um grande apelo pela preferência da utilização de energia renovável, principalmente para evitar desgastes e exploração desnecessária e desmedida do meio ambiente.

Energia Eólica

Energia Eólica

Como exemplos das fontes de energia renováveis, temos a energia eólica, que utiliza a força dos ventos para impulsionar imenso motores geradores de energia. Também a energia solar, que utiliza a radiação calorífica transmitida pelo sol como fonte de energia e a energia hidroelétrica, que utiliza a força das águas dos rios para movimentar imensos motores de geração elétrica.

O Brasil é um dos países que mais utiliza energia hidroelétrica no mundo, tendo em seu território também a maior usina hidroelétrica do mundo, a Usina de Itaipu.

Energia não Renovável

As fontes ou matrizes energéticas não renováveis são aquelas que utilizam recursos físicos do meio natural em sua totalidade, sem reaproveitamento e sem renovação natural. Ou seja, basicamente, transforma-se uma matéria em energia, perdendo-a e ocasionando em seu fim com intensa exploração.

Termoelétrica

Termoelétrica

Na Europa, uma das fontes energéticas mais comuns é a do carvão e gás natural, que constituem as termoelétricas, usinas que geram energia por meio da queima desses recursos. Quando uma mina de carvão se esgota, é necessário encontrar outra e esgota-la novamente para continuar tendo energia.

Além dessas duas, também há a obtenção energética por combustíveis fósseis. O Petróleo é o de maior importância atualmente e também o mais prejudicial devido a alta liberação de CO2 na atmosfera, principal elemento contribuidor do aquecimento global.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?