DicasFree.com » Estudos » Energia Termoelétrica

Energia Termoelétrica

Para saber mais informações sobre a energia termoelétrica, como é usada e o que a move. Acompanhe este artigo!

     

Para entender melhor o que realmente é a Energia Termoelétrica, você precisará pensar na queima de combustíveis. Ela não é nada além disso. A queima de combustíveis como carvão mineral, diesel, gasolina e gás natural. Depois de queimados, faz com que seja feita a Energia Termoelétrica, esses passos só são dados através de uma usina termoelétrica.

usina termoelétrica

Vantagens

- Construir uma usina termoelétrica, leva bem menos tempo do que as hidrelétricas por exemplo. E para o caso de existir alguma carência enérgica, esse tipo de problema seria solucionado mais rápido também. Geralmente é uma solução mais rápida e eficaz para suprir a falta da mesma em algumas regiões.

- Outra vantagem, é que ela pode ser construída em locais onde se tem um consumo de energia maior. Esse tipo vantagem, faz com que seja dispensável a construção de torres e linhas de transmissão. Desta mesma maneira, também é possível que seja mais rápido o processo de suprir a falta em outras regiões.

- E por fim, a energia termoelétrica, é mais indicada para lugares onde não é possível ter usinas hidrelétricas tão rapidamente. Por isso, a indicação que se faz é também como solução de alguns governos, ela é construída proporcionando aos moradores um melhor estilo de vida.

Desvantagens

- A maior desvantagem desse tipo de energia, é o fato de ser poluente de maneira catastrófica. Como são usados fósseis, na maioria das vezes (depois de queimá-los) os mesmos poluem a atmosfera sem pestanejar. Uma vez lançados a atmosfera, eles podem intensificar o efeito estufa e também aumentar o aquecimento global.

- De todas as energias existentes, essa certamente é uma das mais prejudiciais ao meio ambiente. Outra desvantagem de se optar por energia termoelétrica também se deve ao fato da mesma ser consideravelmente mais cara. Isso porque o preço dado aos combustíveis fósseis são bem mais elevados, fazendo com que seja um projeto caro.

Como funciona?

A transmissão da termoeletricidade é feita através de um gerador, e o seu transporte é feito através de linhas de transmissão. Este mesmo gerador só pode ser ativado, por combustíveis fósseis. A temperatura da queima, faz com que a caldeira de água se aqueça transmitindo assim a energia termoelétrica.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?