DicasFree.com » Física » Energia nuclear

Energia nuclear

A energia nuclear é uma das opções encontradas por vários países para suprir o requerimento energético de nossa produção e dia a dia. Aprenda um pouco mais sobre esse tipo obtenção de energia.

     

As fontes de energia são várias e podem ser adotadas de acordo com a disponibilidade financeira e material de cada país. Os países que possuem muitos recursos hídricos como o Brasil, adotam o sistema hidroelétrico como principal fonte de obtenção de energia elétrica. Países ricos em carvão, adotam as termoelétricas, muito utilizadas na Europa, entre outros tipos.

Uma das formas mais eficazes, porém mais polêmicas de obtenção de energia é a Nuclear, que utilizada elementos radioativos como o urânio principalmente, partindo do princípio da fissão atômica.

Usina Nuclear

Usina Nuclear

Como funciona?

A energia nuclear funciona na liberação de grandes quantidades energéticas durante a fissão no átomo. Isso ocorre quando é aplicada uma quantidade de energia suficiente para partir o núcleo dos átomos. Essa quebra, provoca uma grande liberação de energia e de radioatividade.

O elemento urânio por si já é muito radioativo e a quebra de seus átomos produzem grandes quantidades energéticas. Para potencializar os efeitos, o urânio utilizado nessas usinas nucleares é enriquecido, tornando-o ao mesmo tempo mais utilizável e mais perigoso.

Pontos positivos e negativos

As usinas nucleares produzem uma grande quantidade de energia e os combustíveis utilizados existem em maiores quantidades que os combustíveis fósseis. Além disso, não é necessário um terreno adequado para tê-la. As emissões de vapor que saem das torres não são radioativas e não causam riscos ao meio ambiente, muito menos ao efeito estufa. Por isso, ela é considerada um fonte limpa de energia.

Apesar disso, a utilização dos materiais radioativos é muito perigosa. Alguns acidentes com usinas nucleares já aconteceram no Japão, na Ucrânia e dos Estados Unidos. Os vazamentos podem contaminar toda a área e trazer sérios problemas de saúde para o contingente populacional das localidades.

O enriquecimento de urânio pode ser utilizado também para fabricação de armamentos nucleares. Como visto da década de 50, os Estados Unidos bombardearam duas cidades japonesas com armamentos desse tipo, causando a morte de milhares de civis. Por último, apesar de não poluir o meio ambiente, o lixo radioativo gerado pelas usinas tem que ser armazenado de forma correta e segura por milhares de anos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?