DicasFree.com » Curiosidades » Energia das marés

Energia das marés

A energia da marés é utiliza a muito tempo, inicialmente nos países da França e Inglaterra na movimentação de moinhos, a partir da energia produzida.

     

A energia das marés também conhecida como energia maremotriz, é a conversão da energia criada através do movimento de massas de água devido às marés. Este meio obtenção de energia vêm sido utilizado desde o século XI, propriamente na costa da Inglaterra e da França, com o objetivo de movimentar pequenos moinhos.

Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas:

  • energia cinética – causada pelo movimento das correntes das marés.
  • energia potencial – causada pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

As marés tem grande relação com alguns eventos naturais, a posição da Lua, do Sol e também o movimento de rotação do planeta Terra influenciam no movimento dessas marés. Estas oscilações são também uma fonte energética que pode ser aproveitada em conjunto com a temperatura dos oceanos, das ondas e das marés para gerar energia eléctrica.

Uma central maremotriz é constituída por meio de um reservatório, ou seja, através de barragens, que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa, ou através de turbinas submersas, que aproveitam as correntes marítimas. Quando essa água entra no reservatório passa por uma turbina produzindo movimento que é convertido em energia elétrica, o mesmo acontece quando a água sai desse reservatório.

Contudo, mesmo que a energia da marés não seja poluidora, renovável e exista em abundância, possui algumas desvantagens que devem relevadas:

  • O rendimento atual obtido é baixo;
  • As marés e ondas não são consistentes;
  • É muito dispendiosa;
  • Necessita de água em grande quantidade para ser sustentável.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?