DicasFree.com » Doença » Endurecimento das artérias sintomas e tratamentos

Endurecimento das artérias sintomas e tratamentos

Saiba nesse artigo quais são as causas e os sintomas do endurecimento das artérias, entenda como funciona o tratamento e a prevenção dessa doença e confira dicas sobre o assunto.

     

Aterosclerose

Aterosclerose ou endurecimento das artérias, se trata do acúmulo de placas de gorduras localizadas no interior das artérias. A médio ou longo prazo esse processo pode bloquear o fluxo sanguíneo nas veias causando, posteriormente, um acidente vascular no cérebro ou até mesmo um infarto. Essa enfermidade pode ainda acontecer nas artérias que irrigam alguns órgãos vitais do organismo, tal como os rins.

Do que as placas são formadas?

As placas que entopem as artérias são formadas de gordura ruim, LDL. Elas são responsáveis por formarem o colesterol ruim e estão sempre associadas as doenças cardíacas.

Dica: É muito importante manter as taxas do colesterol LDL baixos. A melhor forma de fazer isso é praticar exercícios físicos e se alimentar corretamente, evitando o consumo de produtos industrializados, frituras, açúcares, sal, entre outros.

Causas

A aterosclerose tem como as suas principais causas a predisposição genética, o sedentarismo e o consumo exacerbado de alimentos cheios de gordura, muito calóricos e a pouca ingestão de alimentos saudáveis.

Diagnóstico

Causas, sintomas, tratamento e prevenção da aterosclerose.

Artéria com gordura acumulada.
(Foto: Reprodução)

O diagnóstico do paciente poderá ser realizado através de uma anamnese e da obtenção de exames pedido pelo médico responsável pelo paciente, tal como um cateterismo cardíaco, uma angiotomografia cardíaca, testes de esforços, eletrocardiogramas, cintilografia miocardia e ecocardiogramas.

Sintomas

Normalmente os sintomas só começam a aparecer quando as artérias encontram-se bloqueadas, formando uma isquemia no órgão afetado. Abaixo veremos alguns dos sinais que podem indicar a enfermidade:

 Fadiga

 Falta de ar

 Fraqueza

 Dor no peito, nos braços (principalmente no esquerdo), no pescoço, na barriga, na parte superior das costas.

Tratamento

O tratamento será realizado de acordo com o estágio da doença e as condições do indivíduo. Normalmente o médico costuma medicar o paciente, pedir que ele tenha consultas nutricionais para melhorar a alimentação, fazer exercícios físicos, que frequente sessões de reabilitações cardíacas, que evite o uso de cigarros e bebidas alcoólicas, entre outros.

O mais importante nesse processo é se prevenir, estar sempre saudável, procurar ter hábitos diários que não afetem o organismo e se consultar anualmente, realizando check-up’s para avaliar como está toda a estrutura do corpo.

Dica: Assim que sentir qualquer um dos sintomas descritos acima, principalmente dores no peito e no braço esquerdo, ou suspeitar da doença,  encaminhe-se imediatamente para um bom médico, pois quanto antes o tratamento começar, mais chances de cura o paciente terá e menos danos ele irá causar ao seu organismo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?