Endurecimento da barriga na gravidez

Endurecimento da barriga na gravidez

É muito comum que a barriga fique um tanto endurecida durante as semanas mais “maduras” da gestação. Muitas mulheres ficam em dúvida sobre a normalidade de tal, entendendo assim que a barriga dura é um problema. Contudo, não é bem assim, o endurecimento na 25° semana é bastante comum.

Ele é decorrente das contrações feitas pelo útero naturalmente devido a gestação, é importante que você perceba alguns sinais para se ter certeza de que esse é um evento totalmente comum e não apresentador de riscos a sua saúde ou do seu filho. O endurecimento da barriga possui algumas características, tais como:

  • Surgimento sempre a partir da 25° semana
  • Não causa dor
  • Desaparece quando há o descanso da grávida
  • Acontecem em períodos distintos do dia
  • Não aumenta a intensidade
  • Dura menos de 1 minuto

Existe também outro ponto em que a barriga possivelmente fica dura, esse é o período final da gestação. Ele é decorrente por volta da 37° semana e sem dúvidas pode estar categorizado como um sinal de trabalho de parto. Dessa vez, é comum que o endurecimento apresente dor.

Barriga endurecida é normal.
Grávida (Foto: Reprodução)

Também existe outra característica indicadora, o endurecimento ocorre com intervalos de 15 minutos. Apesar disso, existem casos raros de grávidas que puderam sentir o endurecimento da barriga já no início da gravidez. É importante que aquelas mulheres que se encaixam nesse perfil consultem seu médico.

Lembrando também que qualquer sinal de erro ou problema, é muito importante que você procure o médico que está acompanhando a sua gestação. No caso de endurecimento logo no início, é possível que a gestante necessite de magnésio, esse será recomendado em forma de suplemento.

O magnésio é recomendado pois ajuda a diminuir e até evitar as contrações intensas, fazendo com que dessa forma o bebê nasça no seu período normal, sem antecipação ou atraso.

O que devo fazer?

O que é possível ser feito, basicamente é:

  • Encontrar uma posição confortável
  • Respirar lentamente
  • Concentrar-se na respiração

Em casos em que a dor não passe ou as contrações durem mais que 15 minutos, você deve se dirigir a uma unidade de saúde próxima.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *