DicasFree.com » Escolar » Encher ou enxer

Encher ou enxer

Confira mais uma informação preciosa que o ajudará a escrever de forma mais correta. Clique no post e saiba como escrever dentro da regra do português as palavras do título.

     

Que a língua portuguesa por si só já garante complexidade demais ao ensino, isso todo mundo que passou por uma escola já sabe. A quantidade de regras e burocracias no emprego das palavras acaba confundindo a todos.

Com o novo acordo ortográfico entre os países que falam o português oficialmente, a língua passou por algumas mudanças que acabaram por desabituar certos costumes de grafia. Porém, apesar das mudanças não terem a afetado a língua como um todo, a impressão que ficou foi a que de “tudo mudou e teremos que aprender novamente”.

grafia

Mesmo com algumas mudanças, velhas duvidas ainda continuam as mesmas quando o assunto é a grafia. A coisa fica mais complicada quando escrevemos uma palavra errada por causa de letras que possuem o mesmo som em algumas situações. Um caso muito famoso é o caso do “Z” e do “S” que possuem esse atributo.

Grafia Correta

Porém, um caso chama a atenção e que acaba pegando muita gente nas redações de vestibulares, concursos e até na escrita de um texto importante, é em relação a grafia da palavra Encher/Enxer.

Devido o som do “CH” ser igual ao som do “X” em alguns casos, é comum que algumas pessoas acabem trocando um pelo outro em algumas palavras. Nesse caso específico, a grafia correta é “Encher”com CH.

Exemplos:

Pedi para encher a caixa d’água de madrugada.

Minha avó chegará para encher a vasilha de leite.

Consegui encher a bolsa com papel e pó de mico.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?