DicasFree.com » Variados » Em que País nasce o Rio Amazonas

Em que País nasce o Rio Amazonas

A nascente do Rio Amazonas, se localiza no sul do Peru, especificamente no Lago Lauri, saiba mais.

     

A nascente do Rio Amazonas, se localiza no sul do Peru, especificamente no Lago Lauri.

O Vilcanota, popularmente conhecido no Brasil como Rio Amazonas, nasce no Peru, especificamente no lago Lauri. A nascente do Rio Amazonas está situada na região ocidental da Cordilheira dos Andes. Após nascer no Peru, o rio Vilcanota se extende fazendo percurso por países como Colômbia, Venezuela, Bolívia e Equador até chegar ao Brasil e ser denominado como Rio Amazonas.

Com exceção ao Brasil, onde o rio é denominado como Rio Amazonas, as nomenclaturas dadas ao mesmo são diversas, dentre algumas as principais são: Ucayali, rio Tambo, rio Ene e Marañón. Em território brasileiro, o até então chamado de Rio Vilcanota se encontra ao Rio Solimões. E logo em seguida o mesmo se encontra ao Rio Negro, e então passa a ser chamado de Rio Amazonas. Após percorrer tantos países, o Rio Amazonas deságua Oceano Atlântico.

Rio Amazonas

Apresentando aproximadamente 6,4 mil quilômetros de extensão, o Rio Amazonas é considerado o maior rio com volume / vazão de água. E também é classificado como o segundo rio mais extenso do mundo, perdendo apenas para o Rio Nilo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?