DicasFree.com » Variados » Ecossistema do pantanal mato-grossense

Ecossistema do pantanal mato-grossense

O ecossistema do Pantanal Mato-grossense possui tamanha importância no mundo, mas apesar disso, está sendo degrada pela ação humana, seja no cultivo de plantações, e/ou de animais, bem como o excesso de extração natural.

     

O Pantanal possui um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, devido a sua grande importância e diversidade ecológica, foi considerado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural Mundial. Formado por uma planície situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, o Pantanal abarca territórios que vão da região sul do Mato-Grosso, noroeste do Mato-Grosso do Sul até o leste da Bolívia e norte do Paraguai. São cerca de 230 mil quilômetros quadrados no total.

O Pantanal possui cerca de 230 mil quilômetros quadrados no total.

Caracterizados por cerrados, os ecossistemas do Brasil também possuem territórios em que é possível observar  ambientes aquáticos como as lagoas de água doce, rios, campos inundáveis entre outros, que em determinados meses do ano sofrem um alagamento periódico. Essa região mantém um clima frio e seco no inverno,  e verão com temperaturas elevadas mas  com muita  umidade.

 A constituição territorial do ecossistema pantanal mato-grossense é única em todo o planeta, pois surgiu após a separação do oceano, fato este que  ocorrera há milhões de anos atrás, o resultado foi a formação de um tipo de mar interior, com planícies pouco onduladas, repletas de  elevações em diferentes pontos. O solo é praticamente quase todo arenoso, capaz de gerar  pastagens nativas muito bem utilizadas por animais herbívoros e também pelo gado bovino.

Capaz de causar uma defasagem de até cinco meses, o Pantanal possui enorme importante na continuidade do rios e do crescimento ambiental, bem como a sustentação da fauna e a flora. Seu maior encargo é funcionar como reservatório de grande proporção, que é abastecido  que vão de maio a novembro.

Possui planícies chamadas de serras e morros, ricas em depressões rasas, considerada assim como uma das maiores planícies de sedimentação do planeta.

O Pantanal é fortemente marcado pela enorme quantidade de rios dos mais variados extensões,  tais como os rios Piquiri, São Lourenço, Cuiabá, Taquari, Apa, Aquidauana, Miranda, entre outros, todos esses pertencentes à Bacia do Rio Paraguai Além dos rios há ainda as elevações territoriais de serras, chapadas e etc.

Diversidade de fauna e flora do Pantanal

A fauna da área da planície inundável do Pantanal Mato-grossense agrega uma diversidade muito rica de animais. Existem cerca de 650 tipos de aves, 260 de peixes, 80 espécies de mamíferos, e 50 répteis. A flora é bem representada pelas famosas árvores de ipê, figueira, aroeira, angico e a palmeira, além de uma vasta vegetação de gramíneas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?