DicasFree.com » Escolar » Ecossistema cadeia alimentar

Ecossistema cadeia alimentar

Toda a natureza funciona de uma maneira interligada, onde um corpo sempre dependerá do outro para que o ecossistema funciona. Entenda essa reação clicando no post

     

Todos os animais vivos necessitam de energia para sobreviver na Terra. Essa energia provém dos diversos nutrientes que podem ser encontrados no meio ambiente e principalmente em outros seres vivos.

Para que o ecossistema funcione corretamente, é necessário que haja essa transferência energética de um ser vivo para o outro na forma de consumo entre eles. Um ser vivo predador come sua presa, enquanto o esse mesmo ser vivo pode ser consumido pelo seu próprio predador.

Ecossistema

Ecossistema

Assim funciona a cadeia alimentar, onde os seres vivos fazem parte de uma rede complexa de presas e predadores que podem ser definidos de maneiras diferente de acordo com sua preferência de consumo

Divisões na Cadeia Alimentar

Produtores: O ecossistema inicia-se nas plantas, pois elas fabricam seu próprio alimento pelo processo de fotossíntese.

Consumidor Primário: São os animais herbívoros que consequentemente consumiram as plantas.

Consumidor Secundário: Consiste nos animais carnívoros que se alimentam dos animais herbívoros.

Consumidor Terciário: São os animais carnívoros que se alimentam de outros animais carnívoros.

Decompositores: Fungos e bactérias que trabalham na decomposição dos corpos.

A energia entra nos ecossistemas pela radiação solar que é absorvida pelas plantas. Essa quantidade de energia é utilizada pela própria planta, de maneira que pequena parte é transmitida ao animal quando esse a ingere.

O processo sempre continua dessa forma. Cerca de 10% de toda energia absorvida é repassada para o próximo animal que for consumi-lo. O restante é o utilizado para a manutenção do corpo próprio animal.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?