DicasFree.com » Escolar » Economia asiática resumo

Economia asiática resumo

Os países asiáticos tem apresentado um grande desenvolvimento nos últimos anos. Saiba mais sobre a economia dessa parte do mundo aqui no Dicas Free!

     

A economia na Ásia é bastante plural, devido aos percursos históricos tomados pelos países asiáticos, principalmente após a segunda guerra mundial. Alguns conseguiram se manter economicamente, outros alcançaram níveis de desenvolvimento econômico invejável até para grandes países ocidentais como os Estados Unidos.

Devido a diferença de cultura oriental para com a ocidental, esses países tiveram que se adaptar aos modelos econômicos do capitalismo do Ocidente e também a mecânica e dinâmica de trabalho desenvolvida na Europa durante a modernidade. Isso fez com que muito de seus costumes mudassem na globalização vivida no século XX e XXI.

Continente asiático

Continente asiático

Economia Asiática

Os principais representantes na economia asiática são os Tigres Asiáticos, um conjunto de países que se mostraram fortemente ativos ao crescimento econômico e industrial. Esses países são Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.

Os Tigres Asiáticos receberam e ainda recebem grandes investimentos estrangeiros por oferecerem mão de obra barata e qualificada, leis trabalhistas flexíveis e recursos disponíveis para utilização industrial. Isso assegurou em alguns casos, uma maior qualidade de vida para os habitantes, como na Coreia do Sul, por exemplo.

Além dos Tigres, o Japão é uma das principais economias do mundo, principalmente depois da Segunda Guerra mundial. O avanço industrial e o investimento em tecnologia tornou o pequeno país na maior potência tecnológica do mundo, apesar de estar perdendo espaço atualmente nesse ramo.

A China é o país que mais cresce no mundo. Estima-se que o PIB chinês cresça cerca de 10% ao ano e a produção industrial se iguala a dos Estados Unidos. A Índia vem alcançando enorme desenvolvimento econômico e científico. Os indianos já possuem, por exemplo, um programa espacial bem sucedido e também fazem parte dos países emergentes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?