DicasFree.com » Doença » Dúvidas sobre os sintomas do alcoolismo

Dúvidas sobre os sintomas do alcoolismo

Apesar de ser relativamente fácil perceber quando alguém é alcoólatra, muitos desses sintomas podem ser meramente confundidos. Clique e entenda mais sobre o assunto.

     

O alcoolismo é uma doença que envolve a dependência química e psicológica do álcool. É como um transtorno compulsivo, onde a pessoa só consegue se sentir melhor com a ingestão de bebidas que contenham teor alcoólico.

Por mais ruim que isso possa parecer, esse tipo de transtorno é mais comum do que se possa imaginar, visto que o consumo do álcool só vem aumentado nos últimos anos. Pesquisas apontam que principalmente as mulheres estão bebendo cada vez até que os homens.

calori1

Mas afinal, não há nada de errado em beber nos fins de semana com os amigos para relaxar ou curtir o momento. Tendo em vista essas situações corriqueiras, como saber se alguém está se tornando alcoólatra?

Sintomas do Alcoolismo

Normalmente, o início da dependência do álcool é torna-lo uma prioridade ou necessidade, realizado certos tipos de “rituais” para se sentir melhor. Como por exemplo, beber sempre após estudar, toda a quinta feira, depois do trabalho para relaxar, entre outros.

Quando as saídas com os amigos tornam-se frequentes demais, isso não quer dizer necessariamente que a pessoa está ficando alcoólatra. Os alcoólatras costumam beber sozinhos, não associam a saída com os amigos com a bebida, e sim a bebida com qualquer outra coisa.

Dessa forma, beber em casa ou em uma bar sozinho frequentemente pode sim ser um sinal. Nesse sentido, é bom notar se há uma espécie de perde controle, quando a pessoa não consegue parar de beber em apenas uma ou duas doses. Se a reação para com a negação da bebida for violenta, considere também como um dos sintomas.

Geralmente o corpo fala quando a dependência química e para isso pode-se perceber irritabilidade, ansiedade, náuseas, suor e tremores. Isso se chama abstinência e se os sintomas cessarem após a ingestão de bebida, pode-se considerar a dependência.

O que fazer?

Se você tem certeza que seu amigo ou parente está sofrendo de alcoolismo, o melhor a se fazer é conversar com a família para que todos ou somente os mais chegados possam ajuda-lo. Conversar é o melhor caminho para que a pessoa reconheça que está com o problema e aceite o tratamento médico.

É comum que a pessoa ache que está sendo fraca por ser alcoólatra, mas esse tipo de coisa deve ser desmitificada pelos amigos e parentes que devem incentiva-lo cada dia a mais a buscar tratamento.

Os Alcoólicos Anônimos são uma boa forma de tratamento em todos os casos, porém é sempre bom consultar-se em um médico antes para saber os danos que o álcool possa ter causado no corpo e se possível iniciar um tratamento com isso também.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?