DicasFree.com » Carro » Durabilidade das pastilhas de freio

Durabilidade das pastilhas de freio

Saiba no decorrer desta matéria qual é a durabilidade das pastilhas de freio, também fique por dentro das dicas de como fazer bom uso desse componente para aumentar a resistência ao longo do tempo. Acompanhe!

     

A durabilidade das pastilhas (e dos discos de freio), sistema que compõe a frenagem, dependem de como o motorista dirige seu veículo. Não tem como determinar uma quilometragem exata em relação a resistência das mesmas, justamente por se tratar de um sistema que se desgasta com o tempo.

Tem-se apenas noção de que em carros 0 km, os freios costumam durar entre 20 à 30 mil quilômetros rodados. Além da maneira como o motorista dirige, há outros fatores que ajudam as pastilhas se desgastarem mais rápido como terrenos acidentados (quando o motorista usa o freio em um longo período).

Pastilhas de freio.
Créditos de imagem: http://www.rumoautopecas.com.br

Quanto a manutenção, as pastilhas devem ser trocadas na hora exata, não precisando substituir o disco. A troca pode ser realizada quando perceber um chiado agudo quando você freia.

Trocando a pastilha, poderá trocar o disco apenas na próxima substituição de pastilhas.

Observação: Não deixe a pastilha acabar por completo, pois isso acaba riscando o disco, tendo que substitui-lo também.

Se o disco não for trocado no momento certo, poderá empenar e sofrer desgaste irregular. Você percebe o disco empenado quando o pedal do freio é acionado e ele trepida.

Outra manutenção que deve ser feita é a troca do fluído de freio, a cada 12 meses. Esse tem como função absorver a umidade do ar através do respiro do sistema.

Por isso a importância de conferir todo o sistema de freio antes de comprar um carro, principalmente usado. Orientamos que verifique o sistema de freio, principalmente as pastilhas, a cada seis meses. É importante saber se há algo de errado em alguma parte e ser reparado.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?