DicasFree.com » Saúde » Dores lombares pela manhã

Dores lombares pela manhã

Além da forma como você se posiciona ao dormir, a postura durante o dia também tem forte influência na saúde da sua coluna, podendo gerar ou não dores na região lombar durante a parte da manhã.

     

A dor lombar é uma reclamação que diversos pacientes dos consultórios ortopédicos costumam fazer, é conhecida também como lombalgia, uma vez que o incômodo e a dor acontecem na parte inferior da coluna vertebral nomeada coluna lombar.

Pesquisas estimam que de cada quatro adultos cerca de três deles terão em algum momento de suas vida dor nas costas, é possível que tal número até seja maior devido a aumento da expectativa de vida e, consequente, o aumento no número de idosos.

Boa parte da população mundial hoje costuma conviver com a dor lombar e os motivos são os mais diversos, resultam de posturas erradas ao longo do dia, sedentarismo, posições incorretas ao trabalhar, ao realizar atividades domésticas entre diversos outros exercícios que são executados de forma errônea.

Fatores de risco

  • Tipo de trabalho

Levantar ou carregar objetos que sejam pesados em demasia.

Postura erradas por muito tempo, estando sentado ou em pé.

  • Condicionamento físico e saúde

Despreparo físico e sedentarismo.

Peso concentrado na região da barriga.

Escorregões e queda que geram distensões.

Desvios dos eixos da coluna.

Fraturas anteriores na região.

Tossir frequentemente (tabagismo).

  • Personalidade e estado do sujeito

Estresse psicológico resultado de tensões.

Insatisfação dentro do trabalho.

Problemas financeiros ou familiares.

Problemas psiquiátricos.

Envolvimento com drogas.

  • Genética

Alguns estudos e pesquisas científicas demonstraram que em pessoas de um mesmo grupo familiar era possível encontrar com alguma frequência casos de lombalgia, hérnia de disco e dores ciáticas. Assim, acredita-se que o fator genético também pode ser responsável por certa quantidade dos casos de dor nas costas.

Tratamento

Existem várias foram que o paciente pode estar utilizando para acabar com a dor lombar por conta própria, entretanto nenhuma delas se compara ao acompanhamento e orientações que são possíveis obter com a consulta com um médico que tenha especialidade em dor lombar.

Procurar um médico também é recomendável antes da dor evoluir de grau, pois ela será eliminada mais rapidamente se estiver em um estágio inicial. O primeiro passo será portanto identificar qual a origem da dor, para posteriormente escolher qual o melhor tratamento.

Medicamentos

Para tratar as dores na região lombar podem ser utilizados relaxantes musculares, que diminuem a tensão e os espamos musculares, analgésicos, para aliviar a dor presente no local e anti-inflamatórios, para reduzir a congestão venosa e, consequentemente, evitar a inflamação do local.

Repouso

A indicação é que não se adie de forma alguma um tempo separado para repousar em posições especiais, o qual deve durar de 48 a 72 horas após o diagnóstico sobre o origem da dor. Os exercícios que o médico recomendar devem ser feitos imediatamente após a constatação de uma crise, sempre acompanhado de alguém que faça supervisão.

Coletes

Quando a dor é de caráter agudo ou crônico a receita é que o  paciente utilize coletes elásticos próprios para imobilização do local afetado na coluna. Geralmente estes coletes costumam abranger a parte inferior da coluna em cerca de 15 a 20 centímetros de distância da cintura.

Os coletes devem ser usados durante o dia, onde há maior movimentação do corpo, e retirados durante o período da noite para que o paciente possa descansar o corpo em posições especiais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?