DicasFree.com » Dores » Dor no Seio

Dor no Seio

Confira as explicações sobre os fatores que comumente causam dor nos seios. Veja no artigo.

     

Comumente, várias mulheres reclamam de dor no seio, que pode ser entendido como mastalgia, termo este utilizado como um sintoma de dor cíclica associada a o ciclo menstrual ou não-cíclica. Existem porém outros fatores que podem desencadear a dor no seio, como impacto sobre eu mesmo, e ainda a presença de alguma lesão, seja nos músculos próximos ou nas articulações.

No caso de dor cíclica no seio, a mesma ocorre antes ou no início de cada ciclo menstrual. É uma mastalgia natural da mulher, que acontece por causa das alterações hormonais, com ou sem o uso de anticoncepcionais. Pode variar de intensidade, sendo um leve desconforto ou dor muito incômoda que acabam preocupando as mulheres, criando dúvidas quanto à possibilidade de existir um câncer de mama, mas essa doença provoca outros sintomas, como nódulos.

dor no seio

A dor no seio pode ser sintoma de gravidez, mas somente se a mesma já estiver nos 3º ou 4º mês de gestação.

Nesses casos de dor proveniente do ciclo menstrual, é comum o médico indicar alguns cuidados, principalmente com a alimentação. Dentre a recomendações está no não consumo de cafeína, diminuir quantidade de calorias, que aumentam os sintomas da menstruação, evitar tomar bloqueadores de hormônios e associa a vitamina E com o uso de analgésicos para diminuir a intensidade das dores.

Se não houver associação das dores com o período menstrual, é preciso consultar-se com o médico que fará exame físico e provavelmente solicitará o exame de mamografia para que seja analisada a causa da dor com maior precisão. Dependendo do resultado, pode ser requerida a biópsia da área,como no caso de um cisto, o qual pode ser removido através de cirurgia.

Nem sempre as dores no seio representam um problema mais grave. No entanto, é sempre recomendável consultar com o médico e tirar todas as dúvidas, pois se houver algo de errado, quanto mais cedo for tratado mais chances tem de conseguir a cura. Lembrando que toda a mulher deve realizar diariamente o exame de mama com o toque simples e se possível a mamografia sempre que o médio indicar, como forma de prevenção.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?