DicasFree.com » Curiosidades » Dor de cotovelo significado

Dor de cotovelo significado

A expressão “dor de cotovelo” tem algumas diferenças em seus significados. Para saber o que pode ser e em qual situação se encaixa, confira neste artigo.

     

Dor de cotovelo – o que significa?

Quem é que nunca ouviu essa expressão por aí? Todo mundo alguma vez na vida já disparou tal frase ou até mesmo já sentiu a dor. A expressão tem ligação com despeito, inveja, ciúme ou qualquer sentimento que esteja envolvendo alguém que você deseja e está com outra pessoa.

Bom, tudo começou quando alguém reparou que uma pessoa triste, cabisbaixa e supostamente envolvida em um relacionamento que não deu certo, sentou e apoiou o cotovelo na mesa. Pois este sinal era de que o sofrimento estava presente naquela individuo.

Não há estimativa de quando surgiu tal expressão, o que sabemos é que sempre quando alguém diz “você está com dor de cotovelo” está “ofendendo” a outra pessoa. Ou seja, dizendo abertamente que há uma frustração da parte dela devido a um relacionamento que não vingou.

Dor de cotovelo (Foto: Reprodução)

Há pessoas que realmente se sentem ofendidas com a expressão. Esta não é nada mais que uma expressão coloquial para dizer que “alguém foi abandonado por um amor” ou que “alguém que o mesmo se interessava partiu (mesmo que esteja próxima)”.

É importante observar cada canto do Brasil, em alguns lugares a expressão “dor de cotovelo” pode ter significados mais fortes, como um sofrimento profundo e extremo. A frase faz menção desse “sofrimento”, devido a grande dor que sentimos quando (sem querer) batemos o cotovelo em algum lugar.

Pessoas que geralmente choram devido os relacionamentos que foram perdidos, acabam também levando a fama de que estavam com “dor de cotovelo”. A desilusão amorosa é sem dúvidas um dos significados que mais condiz com tal expressão. A intenção é relatar que o cotovelo chega a doer de tanto tempo ficar apoiado sobre uma mesa.

Por isso, se alguém já lhe disse alguma vez que estava com dor de cotovelo, o mesmo quis dizer, em outras palavras, que “você está sofrendo”. A expressão é utilizada em várias obras literárias e até mesmo em músicas. Aqui no Brasil o compositor Lúcio Cardim fez questão de usar a frase na composição de uma de suas músicas “dor de cotovelo“. Clique aqui para ouvir!

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?