DicasFree.com » Menstruação Atrasada » Doenças que atrasam a menstruação

Doenças que atrasam a menstruação

O atraso menstrual tem diversos fatores determinantes, quando surgir por um período muito extenso é necessário consultar imediatamente com um ginecologista para que ele avalie com precisão as causa e possíveis tratamentos.

     

A menstruação é um processo normal vivido pela mulher em praticamente boa parte de sua vida. Período bem longo, que determina a fertilidade da mulher, pois seu corpo já está preparado para conceber uma gestação. A menstruação simplesmente é a descamação do endométrio (parede do útero), que acontece em determinado ciclo, e cada mulher tem um ciclo diferente.

Como o organsimo de cada mulher funciona de maneiras distintas de acordo com o ambiente, hábitos de vida e etc, pode ser que eventuais distúrbios no ciclo aconteçam, como pequenos ou grandes atrasos na menstruação. Muitas mulheres que sofrem esses atrasos, ficam preocupadas com a mudança, mas pode ser algo simples de resolver.

Doenças que podem causar atraso na menstruação.

O atraso pode surgir por diversos fatores – mudanças hormonais, uso de medicamentos, estresse, e idade, problemas emocionais, excesso de exercícios físicos, má alimentação, distúrbios alimentares como anorexia e bulimia.

Lembrando que quando há vida íntima ativa sem uso de qualquer contraceptivo, pode ser que exista a possibilidade de ser uma gravidez, mas somente se houver acontecido a relação sem proteção.

Outras situações mais graves podem acarretar o atraso da menstruação. São condições em que a mulher pode estar acometida, ou doenças do próprio órgão reprodutor feminino.

Exemplos:

  • Amenorréia – significa ausência de menstruação, podendo ser classificada em primária que ocorre de forma esporádica, ou secundária, que é a ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulheres que anteriormente já apresentaram ciclos menstruais normais.
  • Oligomenorréia – ciclos menstruais irregulares e infrequentes não é uma doença por si mesma, mas sim o sintoma de alguma condição. Exemplo: muitas mulheres com síndrome dos ovários policísticos.
  • Insuficiência Ovariana Prematura – consiste na incapacidade dos ovários em manterem seu funcionamento normal em pacientes com idade inferior à 40 anos. As mulheres podem não menstruar ou ter a menstruação irregular.

Quando houver um atraso da menstruação que durar por um período muito longo, é importante procurar um profissional capacitado, ou seja, o ginecologista que poderá fazer um diagnóstico adequado para identificar o problema e fazer o tratamento para normalizar o ciclo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?