DicasFree.com » Saúde » Doenças que atacam o sistema urinário

Doenças que atacam o sistema urinário

Entenda como funciona o processo de desenvolvimento de diversas doenças no sistema urinário e quais são elas. Clique aqui!

     

O sistema urinário, de ambos os sexos, trata-se da região onde acontece a eliminação da urina. Os órgãos que compõem o esquema são os rins e as vias urinárias. Uma vez que as vias consistem no ureter, bexiga e uretra.

Esse aparelho faz o trabalho de separação do sangue e substâncias nocivas ao organismo, eliminando as impurezas em forma de urina.

Os rins tem a tarefa de filtrar o sangue, sendo órgãos bem ativos com relação a seleção e rejeição de substâncias diversas. Os ureteres levam a urina até a bexiga, onde é armazenado, e a uretra é o canal por onde a urina é expelida.

Infelizmente o sistema urinário não está a salvo de doenças. Veja abaixo algumas delas.

Sistema urinário.
Créditos de imagem: http://cienciasparapros9ano.blogspot.com.br

Infecções

Pode ser detectado em diversas regiões do aparelho urinário, tanto nos rins como na bexiga. Geralmente o agente causador são as bactérias, que devem ser combatidas por meio de antibióticos.

Outro fator que acarreta muito a afecção é a falta de água no organismo, uma vez que essa região precisa estar constantemente envolvida em água para exercer sua função e deixar longe qualquer probabilidade de bactéria acometer o organismo.

Cistite 

A cistite é um distúrbio que afeta principalmente o gênero feminino, já que as mulheres possuem uma uretra mais curta. Essa inflamação acontece na bexiga, onde ocorre a irritação e provoca a frequência urinária, tornando-a uma necessidade constante. Há riscos desse tipo de infecção espalhar pela bexiga e ureteres, mas quando tratada precocemente, aumenta as chances de cura.

Pedra nos rins

Também atribuída ao cálculo renal, esta doença é caracterizada por cristais formados nos rins em diferentes formatos e tamanhos.

Quando há obstrução, causam muita dor, muitos delineiam essa dor como insuportável, atrelada a náuseas e vômitos. O tratamento é cirúrgico. A única forma de prevenção é a ingestão de água em grande quantidade.

Proteínuria

Trata-se de proteína em excesso na urina, o problema é um sinal de que um dos rins ou os dois órgãos podem sofrem com uma deficiência futura, com risco de paralisação.

Incontinência urinária

Comum em pessoas da terceira idade, já que os músculos nessa fase fazem o controle da passagem urinária, fazendo com que trabalhem com menos eficiência. Pode ser causada por uma infecção, estando associada a incontinência por esforço e urgência.

Prevenção: O melhor modo de prevenir estas doenças é fazer ingestão de água frequentemente.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?