DicasFree.com » Saúde » Doenças infantis mais comuns

Doenças infantis mais comuns

Você conhece as doenças mais comuns durante a idade infantil? Clique aqui e conheça algumas delas.

     

Que toda criança adoece, disso sabemos! Faz parte do desenvolvimento e amadurecimento da estrutura orgânica, há doenças inevitáveis, enquanto outras podem ser evitadas se forem tomados alguns cuidados e se houver a manipulação dos bons hábitos.

As doenças mais comuns na infância são as viroses, alergias e problemas respiratórios. Como o sistema imunológico da criança ainda está em formação, ela sempre está sujeita a diversas infecções.

Na esfera das viroses, está a gripe em primeiro lugar, trata-se de uma doença que acomete pessoas de todas as idades, mais relevante naqueles que possuem baixa imunidade. Os meios de contágios são diversos, desde o ar até alimentos contaminados. As mudanças climáticas também afetam diretamente nosso sistema, deixando-nos mais suscetíveis a contração do vírus.

Criança gripada.
Créditos de imagem: http://mundomulheres.com

A diarreia é decorrência também da idade infantil, o contágio pode se dar principalmente através de alimentos contaminados, assim como a água. Se não for tratada rapidamente e de maneira adequada, a criança pode chegar a óbito.

A pneumonia é outra doença muito comum. Pode ser viral ou bacteriana, considerada uma doença grave que se não for tratada leva a morte. É comum que venha acompanhada de sintomas como:

  • Dor abdominal;
  • Febre;
  • Falta de apetite;
  • Prostração.

Ainda no âmbito respiratório, temos a asma que provoca dificuldades para respirar, onde crises graves devem ser direcionadas a atendimento de emergência. A sinusite que apresenta dor na face, secreção amarelada e tosse.

A catapora é outro problema decorrente dessa fase, obtida através de um vírus em escala alta de contágio, é ideal que seja acometida em idade infantil, já que na fase adulta pode desenvolver outros problemas mais graves ao corpo humano.

As doenças respiratórias podem ser evitadas com cuidados no ambiente, bem como outras doenças. O lugar onde a criança fica deve sempre estar limpo e arejado, sem o acúmulo de poeiras em cortinas, lençóis e brinquedos de pelúcia. O cigarro também é um dos principais agentes que irritam o sistema respiratório, por isso, não permita que ela fique próxima a fumantes.

Para evitar estas e outras doenças, mantenha uma boa alimentação, sono regular e hidratação. Estes são elementos fundamentais para levar uma vida saudável. Lembrando que somente o médico pode determinar a necessidade do uso de antibióticos, não importa se a doença é de origem viral ou bacteriana. 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?