DicasFree.com » Saúde » Doenças do cigarro na saúde bucal

Doenças do cigarro na saúde bucal

Saiba quais as principais doenças bucais causadas pelo uso do cigarro. Acompanhe!

     

O cigarro é um dos produtos mais vendidos e consumidos no mundo, trata-se de uma droga que pode ser vendida legalmente em qualquer lugar, a lei restringe sua venda apenas a indivíduos menores de 18 anos. Mesmo sabendo dos perigos em que estão expostos, muitos ainda fazem uso do produto não dando a mínima aos riscos

Ainda há a falsa ideia de que o cigarro ostenta autoridade aos fumantes, como acontecia há algumas décadas atrás. Atualmente, mesmo com a censura da mídia ainda vemos diversas pessoas, de várias faixas etárias, fazerem uso do cigarro, número que cresce a cada dia.

Aqueles que tendem a acreditar que não cairão na armadilha do vício, enganam-se redondamente. O cigarro vícia e mata! Suas substâncias são extremamente nocivas, causando transtornos diversos ao usuário.

Existe também um outro agravante, ele é capaz de afetar não só quem fuma, mas principalmente pessoas próximas a eles (os chamados fumantes passivos). Estudos recentes revelam que fumantes passivos possuem maiores chances de apresentar doenças relacionadas ao cigarro.

Homem fumando
(Foto:Reprodução)

Atenção: Se você é fumante, saiba os males que o produto pode provocar, principalmente na região bucal. Confira!

 Halitose

O consumo do cigarro, independente de seu nível, proporciona mau hálito. Em muitos casos o uso deste produto, no mínimo que seja, está ligado diretamente a má higiene bucal, trazendo odor extremamente desagradável na região.

Ainda que haja escovação dentária de forma regular, a composição do creme dental não possui poder suficiente para combater a ação do cigarro. O mau hálito prevalece, assim como o mau cheiro da fumaça empregada nas paredes bucais.

Outra ação que provoca é a diminuição da saliva, devido as diversas substâncias encontradas no produto, fazendo com que haja o aumento considerável da halitose.

Câncer de boca

O câncer de boca é um apanhado geral de inúmeras doenças provindas da região bucal. Ele se desenvolve com maior facilidade devido a ingestão do álcool em excesso acompanhado da rotina do fumante. Se uma pessoa fumou por anos e deixou de fumar algum tempo depois, esse risco diminui. Contudo ainda assim é possível que haja tais decorrências.  

Doença periodental

Trata-se de um processo inflamatório crônico da gengiva ou dos tecidos que sustentam os dentes. A doença faz com que as raízes fiquem expostas e consequentemente haja a perda dentária. Os que fumam possuem maior quantidade de placas bacterianas agressivas, causando graves transtornos. A gravidade desta doença está associada principalmente a quantidade de cigarros fumados por dia.

Portanto, muito cuidado a iniciar tal prática, ela poderá ser irreversível!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?