DicasFree.com » Variados » Documentos necessários para tirar carteira de trabalho

Documentos necessários para tirar carteira de trabalho

Para mais informações sobre a documentação necessária para emissão da carteira de trabalho, acompanhe este artigo. Descubra como tirar primeira e segunda via.

     

Carteira de trabalho

Tirar a carteira de trabalho é um processo feito a partir dos 14 anos. Qualquer adolescente que esteja nessa faixa etária, pode procurar fazer sua carteira. O processo é muito simples, fácil e prático. A documentação é de fácil acesso e a mesma sai instantaneamente.

Documentação

Para começar o processo, você precisará providenciar alguns documentos. Esses são, 2 fotos 3×4, o CPF (original e cópia), RG (original e cópia), certidão de casamento (caso não esteja em situação civil solteira), certificado de reservista (no caso de homens com maioridade) e comprovante de residência.

Depois de estar com todos os seus documentos em mãos, procure a Secretária do Trabalho mais próxima e pegue uma senha. Após o tempo de espera, basta se dirigir ao balcão com os documentos e cópias em mãos e dar procedimento a emissão de sua carteira. Precisará assinar alguns papéis.

Depois de tudo feito, basta retirar a sua carteira que poderá ser assinada a qualquer momento por uma empresa licenciada com CNPJ.  No caso de segundas vias, você precisará acompanhar o mesmo procedimento. Contudo, a documentação necessária dará uma pequena alterada.

Documentação para 2° via

trabalhador

Carteira de trabalho – documentação (Foto: Divulgação)

 02 fotos 3×4
 Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento
 CPF 
 Comprovante de residência 
• PIS (extrato)

Para procedimentos mais burocráticos, procure a Secretaria do Trabalho e tire suas possíveis dúvidas. Também é possível fazer esse tipo de trâmite e eliminá-las através do site da Secretaria de sua cidade. Para se dirigir ao site nacional do órgão, clique AQUI (DF).

Em caso de roubo ou furto, precisará dar parte na delegacia mais próxima de você. É necessário fazê-lo também para que não haja falsidade ideológica com o seu nome. Por isso, tome as medidas necessárias e procure se orientar em todos os processos feitos desde a perda ou o roubo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?