DicasFree.com » Menstruação » Distúrbios e doenças relacionados a menstruação

Distúrbios e doenças relacionados a menstruação

Entenda quais são os problemas de saúde femininos relacionados com o fluxo menstrual e ture todas as suas dúvidas sobre as possíveis doenças envolvidas.

     

A menstruação ou fluxo menstrual faz parte do processo de desenvolvimento de toda mulher, o evento natural ocorre proveniente da eliminação dos endométrio e óvulos que foram produzidos ao longo do mês, mas que não chegaram a ser fertilizados. O fluxo costuma descer uma vez ao mês, podendo durar normalmente de dois a 7 dias consecutivos de acordo com cada organismo, podendo variar também em quantidade.

Geralmente, o primeiro fluxo ocorre aos 12 anos de idade, na puberdade, e segue-se por todo o período de idade reprodutiva, exceto na gravidez e período de lactação. Algumas mulheres podem sofrer com incômodos de alguns sintomas da chegada ou estadia do fluxo, como dor abdominal, cólicas, sensibilidade das mamas, cansaço, sonolência, irritabilidade, tudo isso é proveniente das alterações hormonais que a mesma é condicionada nesse período.

Por ser facilmente influenciado por alguns fatores, problemas com o fluxo menstrual é um dos principais assuntos que direcionam as mulheres ao atendimento no ginecologista. Existem muitos casos de distúrbios da menstruação, originadas por alterações sanguíneas, do aparelho genital e também por doenças generalizadas. Infecções, uso de medicamentos, prática excessiva de exercícios físicos, dieta radical e fatores emocionais podem modificar a normalidade do fluxo.

fluxo menstrual

Sentir muitas dores no período menstrual pode indicar sérios problemas.

Além das irregularidades criadas, a mulher pode chegar a ter outros problemas que comprometem a sua saúde. Algumas complicações podem até causar a infertilidade de alguma mulheres. Os problemas mais comuns podem ser tratados se forem descobertos com antecedência e houver o tratamento adequado. Algumas doenças também são fatores causantes dos distúrbios menstruais, por isso recomenda-se que a mulher realize com frequência consulta com o médico responsável.

A Oligomenorreia é uma doença mais caracterizada como distúrbio, onde a mulher apresenta ciclos menstruais irregulares, ou seja, variam em quantidade de fluxo e de dias. Apesar de ser define como alteração do ciclo, pode estar diretamente ligado ao outro problema de saúde, a síndrome dos ovários policísticos, que se não for tratado pode causar infertilidade e em muitos casos chega necessário utilizar a intervenção cirúrgica.

Outro problema ligado a menstruação é a fibrose uterina, uma doença que causa atraso do fluxo e pouco é notado, porque esse sintoma pode ser confundido com outro fator, como a gravidez, por exemplo. Define-se portanto como um tumor benigno mas não cancerígeno, que ainda não foi constado a sua causa, mas dificultam a concepção de uma gravidez. O tratamento é muito importante, pois essa doença com o tempo pode criar intensa dor durante o período menstrual.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?