DicasFree.com » Química » Dioxina

Dioxina

A dioxina é uma substância proveniente de um composto químico. Veja seus detalhes e restrição.

     

Dioxina

A dioxina é uma substância proveniente de um composto químico, que de acordo com cientistas pode ser totalmente tóxica dependo da quantidade emitida. Essa substância ocorrer quando moléculas de cloro são submetidas a altas temperaturas, em presença de matéria orgânica. No dia a dia pode ser encontrado através da emissão de dioxina ao queimar um pedaço de PVC, por exemplo.

Outras grandes fontes da geração de dioxinas estão nos incineradores de lixo hospitalar e também do lixo doméstico, tudo se aumenta com as queimadas realizadas de formas desregradas. Em alguns casos também se incluem os processos industriais como as fábricas de celulose que utilizam o cloro para fabricar produtos de consumo – resinas plásticas PVC, e nos agrotóxicos.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, muitos utensílios feitos de plásticos próprios para aquecimento no forno micro-ondas são fabricados de forma que evitam a formação dos compostos químicos, mas é preciso ficar atento quanto a indicação feita pelo fabricante, caso contrário pode estar condicionando os alimentos a contaminação.

A exposição à dioxina pode acarretar graves problemas de saúde, iniciados por uma série de efeitos nocivos. Por causa da toxidade da substância, males como o câncer, o diabetes, deformidades do feto, distúrbios no sistema reprodutivo, sistema endócrino e atrasos na aprendizagem e desenvolvimento podem acometer qualquer pessoa. Além disso, causa anormalidades no sistema imunológico entre outros problemas.

Conhecida como carcinogênico, a substância dioxina pode gerar déficit no QI, causar efeitos negativos na psicomotricidade de crianças. Lembrando que as consequências são originadas a partir do contato excessivo com a substância, em pequenas quantidades é quase insignificante, mas não deixa de ser maléfico .

Produtos que liberam a substância dioxina devem ser manuseados de forma correta e cautelosa, pois a mesma não se degrada no meio ambiente, ao contrário se acumula. As emissões industriais da toxina na natureza causam grandes impactos, pois tem a capacidade de serem transportadas a longas distâncias através das correntes atmosféricas, atingindo mares e afluentes dos rios.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?