DicasFree.com » História » Diferença entre Republica da Espada e Republica Oligarquica

Diferença entre Republica da Espada e Republica Oligarquica

Após a queda do império no Brasil, duas formas de república vigoraram, denominadas república da espada e república oligárquica. Entenda as diferenças entre elas clicando AQUI !!

     

O Império do Brasil via-se desvanecidamente desfigurado ao final do século XIX. O descontentamento de algumas classes para com o imperador Dom Pedro II inflava-se e culminava em apoio de vários federalistas e liberais que defendiam a instituição de uma república no país.

A República da Espada

Nesse impasse, um levante militar organizado pelo Marechal Deodoro da Fonseca depôs o imperador e em 1891, iniciou a República Brasileira. Nesse aspecto, o governo do Brasil estava nas mãos dos militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto que combateram veementemente os focos de resistência imperiais que ainda residiam no país.

República dos Estados Unidos do Brasil

República dos Estados Unidos do Brasil

A República da Espada ficou assim conhecida pelo alto nível de influência dos governantes e pelo caráter conflituoso que se seguiu durante o governo. Movimentos monarquistas e de outros cunhos políticos como a Primeira Revolta Armada, a Segunda Revolta Armada, A Revolta dos 13 Generais e a Revolução Federalista do Rio Grande do Sul foram enfrentadas principalmente por Floriano Peixoto.

Apesar de tudo, o Marechal acabou por consolidar a República no Brasil. A moeda foi estatizada, o preço dos alimentos sofreu baixa, como também o preço dos imóveis, além de estimular o crescimento da indústria. A República da Espada teve seu fim com eleições diretas onde Prudente de Morais foi eleito em 1894.

A República Oligárquica

A denominada República Oligárquica ou República do Café com Leite se iniciou em 1894 com a eleição de Prudente de Morais a presidência do país. Os barões do Café paulista e os grandes produtores de Leite de Minas Gerais formavam a oligarquia mais forte no país e por meio de acordo, passaram a dividir o poder alternando-se na presidência.

Esses governos garantiram maiores lucros a esses agentes exportadores e mais direitos a eles. Com a economia essencialmente ligada a poucos produtos e voltada quase como um todo a exportação, os grandes produtores quebraram com a crise da Bolsa de Nova Iorque em 1929, fato que os enfraqueceu e comprometeu a economia brasileira.

A República Oligárquica se finda em 1930, quando Getúlio Vargas assume o poder no país em mais uma ação militar, essa chamada de Junta Governativa no dia 3 de novembro daquele ano.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?