DicasFree.com » Saúde » Diferença entre nutrientes e vitaminas

Diferença entre nutrientes e vitaminas

Leia nesse texto a definição de vitaminas e nutrientes, saiba a importância desses compostos para o corpo e como devem ser consumidas para melhorar a saúde do organismo.

     

Os nutrientes e as vitaminas em sua conjuntura formam um importante conjunto quando se relacionam pois são essenciais para o corpo. As suas distinções são realizadas de acordo com os alimentos, ainda que ambos reagem de formas singulares no organismo.

Em classificação por diferenciação, os nutrientes e as vitaminas são ditas assim:

nutrientes e vitaminas

Vitaminas

São compostos orgânicos divididos em 13 classificações. São essenciais para o funcionamento do organismo e a falta delas pode causar sérios riscos a saúde. Quando o corpo metaboliza esses elementos, consegue melhorar bastante as funções de diversas áreas do corpo.

As vitaminas são classificadas em A, B, C, D, E e K. Apenas a vitamina D é produzida no organismo, as outras são encontradas apenas em alimentos e em cápsulas vendidas em farmácias para repor a ausência delas.

Elas ainda são divididas em processo de dissolvição, onde as vitaminas C e B são solúveis em água e eliminadas pela urina e as vitaminas A, D, E e K são solúveis apenas nas camadas de gordura do corpo – quando ocorre a acumulação das vitaminas solúveis em gordura, essas substâncias podem se tornar tóxicas.

As vitaminas são classificadas ainda como um micronutrientes.

Nutrientes

São compostos orgânicos encontrados em diversos alimentos altamente necessários para o metabolismo humano onde são essenciais para um organismo vivo. Eles representam fator impotantíssimo para o crescimento e para a vida.

Os nutrientes são classificados de duas formas, em micronutrientes onde são encontradas as vitaminas, os minerais, as fibras e a água; e os macronutrientes que são os carboidratos, as proteínas e as gorduras.

A escolha certa de manipulação dos nutrientes é um fator essencial para o om funcionamento do corpo e é muito utilizada nas dietas e nas reeducações alimentares em conjunto com os exercícios físicos para melhorar a estética do corpo.

Os nutrientes, em toda a sua conjuntura, é extremamente importante para o corpo, funcionando como fator energético, regulador, plástico, construtor, ativador e protetor de todos os sistemas.

Observando os nutrientes e as vitaminas em seu conjunto geral, os principais compostos que são muito importantes para o organismo são o ferro, o cálcio, o selênio, a água, a vitamina C, o betacaroteno e as fibras.

As cápsulas vendidas em farmácias normais e de manipulação devem ser ingeridas de acordo com a indicação de um médico, pois as vitaminas devem ser repostas mas quando consumidas demasiadamente pode causar danos á saúde.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?