DicasFree.com » Curiosidades » Diferença entre grupo e equipe

Diferença entre grupo e equipe

Os grupos e as equipes podem se diferenciar em alguns fatores, principalmente dentro de ambientes de trabalho. Entenda essas diferenças clicando no post!

     

Principalmente no ramo empresarial, saber trabalhar com muitas pessoas de várias formas é essencial para o rendimento e produtividade da empresa. Cada individuo assume um papel essencial a ser desempenhado dentro da corporação ou iniciativa, atribuindo a si mesma, uma espécie de valor de trabalho ou importância.

Nos diferentes tipos de serviços ou objetivo, fica a critério do empregador, qual maneira será adota para que os funcionários obedeçam a dinâmica de trabalho. Nesse ponto, algo fundamental é saber distinguir os conceitos de formação de equipe e grupo, sabendo diferencia-los em cada ocasião.

Equipes x Grupos

Equipe ou grupo?

Equipe ou grupo?

Nos trabalhos, é normal que o empregador acabe formando equipes ou grupos de pessoas para desempenhar diferentes tarefas. Mas afinal, qual a diferença entre um e outro e como isso pode afetar no rendimento das operações?

Grupos:

Os grupos se diferenciam pelo caráter conjunto, porém mantenedor da individualidade. São pessoas que se reúnem com um propósito ou objetivo comum, porém de caráter um tanto conservador. Um grupo musical possui vários instrumentistas, cada um com seu instrumento.

Quando um instrumentista não pode comparecer no show, ele será substituído por outra pessoa de fora do grupo, pois nenhuma outra pode fazer o seu serviço. Isso no trabalho faz com que a rotatividade dos funcionários seja bem grande, na medida em que demissões ou dispensas ocorrem.

Equipe:

Uma equipe possui um caráter mais comunitário e se baseia exclusivamente na confiança e na construção de um bom ambiente de trabalho. São pessoas que desempenham todo o trabalho juntas, visando a melhor qualidade possível no produto final e sempre cobrindo um ao outro.

Nesse caso, quando um dos membros da equipe não pode comparecer, o seu trabalho é coberto pela própria equipe até que esse integrante retorne. Normalmente as equipes tendem a desenvolver um  melhor trabalho quando as condições de serviço são mais livres, abrangentes e com menos pressão.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?