DicasFree.com » Gravidez » Dicas para não engravidar

Dicas para não engravidar

Em alguns casos, a gravidez pode significar um grande atraso de vida ou alguma dificuldade dependendo da situação. Para isso, confira algumas dicas de como evitar a gravidez clicando no artigo.

     

A gravidez é com certeza o resultado de complexas interações entre células de dois corpos diferentes que em alguns processos e reações formam um único ser em desenvolvimento. Todo essa movimentação é considerada como o milagre da vida e acontece principalmente no útero da mulher durante 9 meses.

Apesar desse lindo processo ilustrar vários livros de biologia e estar presente no imaginário de diversas pessoas como algo satisfatório e bom, para muitas pessoas uma gravidez na época errada pode desencadear diversos problemas como atrasos nos estudos, complicações financeiras, complicações no relacionamento, entre outros.

Dicas para não engravidar

Dicas para não engravidar

Para evitar que uma dessas circunstâncias ocorram durante a vida, algumas medidas podem ser tomadas para que nenhuma gravidez ocorra na vida de uma mulher ou de um casal. Confira as dicas logo abaixo.

Use Camisinha

Até o presente momento, a camisinha é o método contraceptivo mais seguro já inventado pelo homem. Ela garante cerca de 99,8% de chances da mulher não engravidar. As histórias de que a “camisinha furou” são na maioria das vezes mitos ou invenções para esconder algum erro ou esquecimento por parte do casal. O material em látex do preservativo impede que os espermatozoides cheguem ao óvulo e o fecundem.

Pílulas Anticoncepcionais

Um dos melhores métodos contraceptivos são as famosas pílulas anticoncepcionais. Cada mulher deve visitar um ginecologista que indicará a pílula certa para seu organismo. Esse método garante cerca de 98,9% de chances de não engravidar mesmo tendo relações sem a utilização da camisinha. Se seguida corretamente de acordo com os horários, o casal poderá ficar bem mais tranquilo.

Evite Métodos Físicos

Algumas pessoas defendem a utilização do método da tabelinha para manter relações desprotegidas e seguras contra a gravidez. Porém, esse método não é muito eficaz e as chances de gravidez são bem grandes devido as inconstâncias do ciclo menstrual das mulheres e da sobrevivências dos espermatozoides por até 5 dias dentro do organismo da mulher.

Outros métodos indicados por crenças populares ou por amigos a serem usados na hora do ato sexual devem ser evitados. Qualquer ação durante uma relação sexual desprotegida não vai garantir que a parceira não engravide.

Pílula do Dia Seguinte

O método da pílula do dia seguinte só pode ser usado em caráter de emergência. A quantidade de hormônios e os efeitos dessa grande carga no organismo da mulher pode ocasionar alguns efeitos colaterais, além de desregular o ciclo, entre outras possibilidades. Esse método pode ser utilizado logo depois de uma eventual relação desprotegida, quando a camisinha realmente estourar ou outra ocasião parecida. A eficácia é de quase 100%, porém não pode se tornar um hábito utiliza-la.

Cirurgia de Vasectomia ou Laqueadura

Essas cirurgias podem ser feitas caso o homem (vasectomia) ou a mulher (laqueadura) não pretendam ter filhos durante a vida. Isso porque a reversão dessa cirurgia pode ser na maioria das vezes inviável ou impossível. Uma vez feita a laqueadura ou vasectomia, as chances de engravidar são de 00% devido a impossibilidade dos espermatozoides encontrarem-se com o óvulo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?