DicasFree.com » Escolar » Dicas para evitar o aquecimento global

Dicas para evitar o aquecimento global

O aquecimento global é uma das maiores preocupações contemporâneas que homem tenta resolver em nosso século. Saiba como ajudar a evitar esse desastre ecológico com simples dicas.

     

Um dos maiores problemas do mundo hoje em dia é o tão falado aquecimento global. Este processo de aumento da temperatura pode ocasionar sérios problemas futuros.

O aquecimento derrete geleiras e aumenta o nível do mar. Em 1850 a temperatura era 0,76°C mais baixo que hoje. E a cada dia que passa esse percentual aumenta de forma significativa. O aquecimento ocorre principalmente por causa de queimadas e devido a desflorestação. Coisas muito frequentes hoje em dia.

O descontrole ambiental gera problemas no funcionamento do nosso efeito estufa, o que causará dias mais quentes, consequentemente até problemas de saúde devido ao calor excessivo. Hoje mesmo, podemos reparar como os dias tem ficado de calor insuportável.

Degelo das calotas polares

Dicas

Obviamente nós não podemos parar o aquecimento global com as próprias mãos. Mas há dicas do que fazer para evitar que ele venha devastando nosso planeta como tem acontecido. Se cada um fizer sua parte, viveremos em um mundo bem melhor.

Lâmpadas

Se você usa lâmpadas comuns, a dica é que você troque o mais breve possível pelas fluorescentes ou as incandescentes. Elas consumem cerca de 60% menos energia do que as comuns. E o que isso significa? Que você consumirá cerca de 136 quilos a menos de gás carbônico por ano. Além é claro da economia nas contas de energia.

Ar condicionado

É necessário que você esteja atento ao filtro do seu ar condicionado. De seis em seis meses a troca ou limpeza desses filtros é completamente indispensável. Um ar condicionado sujo equivale a cerca de 158 quilos a mais de gás por ano.

Eletrodomésticos e eletrônicos

Quando for as compras de eletrodomésticos ou eletrônicos é importante que você fique de olho na etiqueta dele. Aparelhos com os selos Procel e Energy consomem menos energia. Você deve ficar atento.

Aparelhos ligados a tomada

Nós temos uma a horrorosa mania de deixar aparelhos ligados quando não estamos usando. Um exemplo bem típico disso é o carregador do celular. Mesmo quando eles não estão ligados aos aparelhos, deixamo-nos ligados a tomada. É um erro! O ideal é que você desligue todos os aparelhos da tomada quando eles não estiverem em uso. Esse tipo de hábito consome cerca de 15 a 40% menos energia.

Panelas

É surreal pensar que as panelas no fogão influenciam em algo relacionado ao aquecimento global. Mas de fato elas influenciam. Quando estiver cozinhando deixe todas as panelas tampadas, isso evitará que o calor se perca no ar. É interessante saber também, que panelas de pressão economizam cerca de 70% menos gás carbônico.

Banho

Evite banhos quentes. Com o calor que vem fazendo isto não chega a ser um sacrifício, você pode optar por um banho morno ou gelado. Se definitivamente não conseguir, o ideal então é que você desligue o chuveiro durante a lavagem dos cabelos e corpo. Quanto mais tempo desligado, mais gás ele economizará.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?