DicasFree.com » Saúde » Dicas para emagrecer mais rápido na academia

Dicas para emagrecer mais rápido na academia

Está pensando em entrar na academia e pretende emagrecer da forma mais rápida possível? Confira em nosso artigo algumas dicas para que os exercícios e treinamentos tenham efeito real em seu corpo.

     

A maioria das pessoas sonha em emagrecer e ter finalmente aquele corpo sarado e travado. Entretanto, só quem está na busca pela perda de peso sabe o quão difícil e desgastante essa tarefa pode ser.

Muito se diz sobre o emagrecimento e os métodos para alcançá-lo, existem pessoas que fecham a boca de forma radical, entram em dietas extremas a base de líquidos, apostam em tratamentos de última geração e por aí vai a lista de medidas desesperadas que as pessoas tomam quando se focam em emagrecer.

Uma das melhores maneiras de se perder peso é por meio do exercício de atividades físicas ao ar livre, como por exemplo, corrida, caminhada e pedalada. Uma das vantagens desse tipo de atividade é que ela dá a sensação de o tempo passar mais rápido, contando ainda com a economia de dinheiro, uma vez que podem ser realizadas em qualquer lugar.

Ainda assim, há quem prefira as academias, pois neste ambiente existe o incentivo de profissionais e dos colegas de exercícios, bem como uma certa “obrigação” na frequência, uma vez que a mensalidade geralmente é paga antes do início das aulas.

Academia.
(Foto: Reprodução)

Preparamos então especialmente para você, frequentador de academia, uma lista com algumas dicas bastante pertinentes sobre como perder peso de forma rápida e eficiente por meio de exercícios e atividades da academia.

Escolha de aparelhos

Os aparelhos aeróbicos sempre propiciam a quem os utiliza perca de peso, uma vez que auxiliam diretamente na queima de calorias. Os aparelhos que mais aceleram o processo de perda de gordura corporal são a esteira, bicicleta ergométrica, aparelho de remo e aparelho elíptico.

Treinos intervalados

Tanto em exercício de musculação ou aeróbica é necessário que se faça pausas, pois a intensidade e ritmo afetam diretamente na queima calórica. Quando se faz pausas entre os exercícios, o corpo não descansa totalmente, fazendo com que o gasto energético dispare e persista até algumas horas após o término do treino. Tal ação esgota rapidamente os estoques de glicose do organismo, o obrigando desta forma a queimar gordura.

Exercícios aeróbicos e musculação

Essa combinação de atividades aumenta as chances de emagrecer, pois enquanto a musculação auxilia na manutenção da massa magra do corpo, assim como a tonificação muscular, o exercício aeróbico ajuda na queima de gorduras.

Para que os resultados sejam alcançados com sucesso, é indicado que o treino seja feito pelos menos cinco vezes por dia, com intensidade média e dando um intervalo de 24 horas entre as atividades.

Beber mais água

Para metabolizar os alimentos de forma adequada, as células do nosso corpo precisam de água, portanto caso ao realizar algum exercício o corpo esteja um pouco desidratado, o metabolismo ficará mais devagar, tornando assim mais lento o processo de queima de calorias.

Agora que você já sabe o que fazer na academia para perder peso, confira os erros mais comuns cometidos na busca pela perda de peso:

1. Abdominais

Muitas pessoas fazem mil abdominais por dia pensando que esse exercício irá diminuir as medidas da barriga, entretanto estes exercícios servem para estabilizar a coluna e deixar os contornos da barriga mais firmes e definidos, porém a queima de calorias é bastante reduzida.

2. Malhar de manhã, sem comer nada

Treinar com o estômago vazio é uma ideia terrível, uma vez que o organismo precisará utilizar a massa muscular como fonte de energia, ao invés de estar queimando gordura. O indicado é que já acorde mais cedo, cerca de uma hora e meia antes de ir para academia e tome o café, pois assim o alimento já estará em processos mais avançados de digestão no momento da prática do exercício.

3. Tempo na academia

Praticar atividades intensas, como o spinning ou corrida por mais de uma hora é um tipo de exercício que muitas vezes pode até engordar, isso acontece porque depois de certo tempo a taxa de cortisol no corpo aumenta, levando assim ao acúmulo de gordura localizada, principalmente nas áreas da barriga e pior, implicando na perda de massa muscular.

4. Dores no corpo

As dores no corpo não são por acaso, querem sempre dizer alguma coisa, não devendo portanto serem ignoradas. Por exemplo, a dor tardia, ou seja, algum tempo depois de se fazer o exercício pode ser um indício de alguma inflamação.

Quando a pessoa pratica mais exercícios que o seu corpo aguenta, fenômeno chamado de “overtraining”, pode sofrer com problemas bastante sérios na coluna, joelhos, tornozelos e outras regiões de articulação do corpo.

5. Malhar poucas vezes durante a semana

Uma frequência estável de exercícios durante uma semana é essencial para que se evite problemas de saúde, é preciso que se dedique no mínimo 30 minutos diários durante cinco dias na semana a exercícios físicos, se não caímos na questão do atleta de fim de semana, quem se exercita apenas no sábado ou domingo, podendo colocar assim o seu coração em risco, aumentando as chances de sofrer um infarto.

∗ Dica extra

É importante ressaltar que os exercícios realizados na academia isoladamente não são suficientes para o emagrecimento, uma dieta equilibrada é essencial, assim como o sono, pois é durante o sono que o corpo libera o hormônio do crescimento, responsável pela conservação da massa muscular.

Já a privação do sono implica na resistência na insulina, interferindo desta forma no modo o qual o metabolismo processa a gordura, gerando assim aumento no peso.

Siga nossas dicas, se planeje e boa sorte!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?