DicasFree.com » Variados » Dicas de redação oficial

Dicas de redação oficial

A redação oficial merece atenção, ela é responsável pelo desenvolvimento de um interessado em vários âmbitos. Receba três dicas importantíssimas que podem melhorar seu desempenho ao desenvolver uma. Confira neste artigo.

     

Dicas de redação oficial

A maior parte dos concursos ou vestibulares fazem questão de uma parte muito importante na avaliação de conhecimento, a redação oficial. É importante dizer que cada tipo de redação tem finalidades diferentes e podem depender do assunto que abordará e como haverá o fechamento.

Contudo, é possível que você se baseie em três dicas especiais que poderão muito lhe ajudar. Invista em sua redação, pois ela tem o um peso extremamente importante na avaliação final, respondendo até mesmo por sua classificação/seleção ou não para a próxima fase ou preenchimento da vaga.

Comece pela redação

Parece estranho, já que não é tão comum assim. Mas quando você investe a sua intensidade logo no começo, o resultado poderá ser mais satisfatório considerando que não “usou demais” o seu cérebro, respondendo todas as questões anteriores. A pressão do tempo também poderá lhe atrapalhar.

Redação oficial (Foto: Reprodução)

De cabeça mais leve e fria é possível que suas palavras saiam perfeitamente, além disso terá mais tempo para reler a sua redação, mudar pontos, estabelecer novos, completar, informar o que está proposto, ter novas ideias em mente e ainda reformulá-la da forma que lhe pareça mais adequado.

Leia atentamente o tema

O nosso cérebro é como um computador. Quando lemos algo, é como se colocássemos tal palavra na caixa de pesquisa, essa por sua vez, procurará dentro do HD (nosso cérebro) tudo que envolve tal palavra e como essas informações juntas podem se transformar em uma redação.

Portanto, perca algum tempo pensando sobre o tema indicado. Caso tenha certeza de o que sabe é pouco, apenas se certifique de lembrar exatamente desse pouco e envolver de maneira sincera e inteligente o leitor. Dessa forma, explorará o conhecimento que já têm.

Lembre-se dos três pontos: introdução, desenvolvimento, conclusão

É muito importante que respeite esses pontos, necessariamente nessa ordem. Não existe a possibilidade de fazer um texto sem que ele comece com uma introdução, estaria respondendo a perguntas e não elaborando um texto. O desenvolvimento também é uma das partes mais importantes.

Se você vai falar sobre um assunto específico, garanta a seu leitor que esse tenha o máximo de informações naquela pouca quantia de linhas que lhe foram dadas. Também preste muita atenção na conclusão, essa necessita frisar novamente os pontos que foi explicado de maneira resumida.

A redação oficial é um documento, precisa ser mantida como tal, evitando a linguagem despojada e opiniões próprias (a não ser é claro, que houve o pedido de opinião). Não ultrapasse os limites estabelecidos de linhas e procure manter uma concordância geral, além é claro de proporcionar uma boa aparência.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?