DicasFree.com » Saúde » Dicas de higiene pessoal

Dicas de higiene pessoal

Fique por dentro de algumas dicas neste artigo para melhorar sua higiene pessoal. Tal ato que se faz muito importante para se proteger de algumas doenças como a gripe.

     

A higiene pessoal é um assunto um tanto comum atualmente, principalmente devido ao maior acesso a diversos produtos industrializados desenvolvidos para esse fim. Antes do século XIX por exemplo, os hábitos sanitários humanos eram bem diferentes e menos saudáveis, principalmente na Europa. Métodos higiênicos pessoais muitas vezes ficavam restritos a civilizações que os desenvolveram por motivos culturais.

No entanto, com o desenvolvimento das pesquisas científicas, o descobrimento dos seres microscópicos e a atuação desses diretamente ligada a doenças e pragas nas sociedades humanas, os governos de muitos países do mundo realizaram campanhas de conscientização para com a higiene pessoal, além de iniciarem projetos urbanos que promoviam saneamento básico, dentre outras medidas.

Esses movimentos foram chamados de sanitarismo. No Brasil, o Sanitarismo inicia-se no final do século XIX, entre o Império e a República brasileira em São Paulo e no Rio de Janeiro. No início do século XX, o modelo foi adotado como padrão para o sistema de saúde do país e se tornou padrão em todo território nacional.

Confira algumas dicas de higiene pessoal (foto: reprodução)

Confira algumas dicas de higiene pessoal (Foto: Reprodução)

Os estudos sobre métodos de higiene não param de surgir desde então. Veja abaixo algumas dicas de higiene pessoal.

Rosto

Muitas pessoas esquecem de lavar o rosto na hora do banho, o que é um grande erro. É recomendado lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia, de preferência com sabonetes próprios para essa região, sem esfregar com força. Esse hábito é de grande importância principalmente na adolescência, quando o pele fica mais oleosa.

Cabelo

Quando o cabelo é curto, é recomendado lava-lo com shampoo ao menos uma vez por dia, principalmente durante a adolescência pelo mesmo motivo citado acima. Quando o cabelo é longo, deve-se evitar enxágua-lo todos os dias para evitar a proliferação de fungos. Nesse caso, pode-se lavar o cabelo uma vez a cada três dias.

Higiene oral

O recomendado é escovar os dentes com uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor após qualquer refeição. Movimentos circulares com a escova, sem esquecer de escovar os lados dos dentes é essencial. Isso evita o acúmulo de resíduos alimentares, prevenindo a ocorrência de placa bacteriana. Também é recomendado o uso do fio dental todos os dias, de preferência a noite, e sempre que possível, anticéptico bucal.

Higiene da área pubiana

Tanto em homens como em mulheres, deve-se evitar a bucha de manho nessas áreas. O ideal é lava-las com sabão suave ou próprio para esse fim, sem se esquecer de cantos e extremidades que possam acumular sujeira. Uma boa limpeza da zona genital evitará o mau cheiro e também a ocorrência de alguns problemas de saúde.

Nas mulheres, a limpeza na parte íntima deve ser feita externamente. O órgão feminino possui um mecanismo interno de limpeza natural. Caso haja corrimentos e mau cheiro incessante, deve-se consultar um médico ginecologista.

Corpo no geral

No Brasil, a cultura banho foi adquirida principalmente pelo contato com etnias indígenas. Algumas aldeias tinham costuma de se banhar até 7 vezes por dia. Atualmente, recomenda-se tomar ao menos dois banhos por dia com água e sabão de corpo. Lavar as nádegas, costas, peito, pernas, braços, axilas, articulações, pescoço, pés (principalmente nos espaços entre dedos) e atrás das orelhas não deve ser esquecido.

Por incidência de grande calor, é normal que no Brasil as pessoas suem mais. Para evitar o mau cheiro durante o dia, recomenda-se a utilização de desodorantes e perfumes sempre que possível.

Higiene das mãos

Diariamente, entramos em contato com diversos objetos como celulares, dinheiro, móveis, corrimão, torneiras, maçanetas, teclados e mouses de computador, entre outros. Além disso, o cumprimento através do aperto de mãos, sendo que a outra pessoa também entra em contato com todos esse objetos.

Procure lavar as mãos com sabão sempre que chegar em algum lugar. Isso evita até mesmo o contágio de gripe e outras doenças. Ao lavar, dê uma atenção especial às costas das mãos, os espaços entre dedos, as unhas e os pulsos. Esfregue-os pelos menos três vezes durante a lavagem.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?