DicasFree.com » Variados » Dicas de etiqueta: comportamento em um jantar social

Dicas de etiqueta: comportamento em um jantar social

Existem algumas regras de comportamento, para jantares sociais. Se você está interessado em saber um pouco mais sobre o assunto, acompanhe este artigo.

     

Comportamento em um jantar social

Saber comportar-se em ambientes sociais é importante por vários motivos. Seu comportamento poderá determinar uma promoção no emprego, um status social melhor e ainda proporcionar algumas únicas oportunidades. Antes, você precisa observar alguns pontos que compõem um bom comportamento em um jantar social.

Sua roupa, inicialmente, deve estar de acordo com o momento. No caso das mulheres, evitar o uso de decotes, minissaias e qualquer vestimenta que deixe a mostra partes do seu corpo. Ela deve estar vestida socialmente, com um vestido de linho, bem passado, pouca maquiagem e cabelos soltos ou presos formalmente.

Para os homens, a vestimenta ideal é o social. Com camisa, calça social e se necessário, terno. Depois que estiver de acordo com o momento, espere que o anfitrião dê as ordens. Na hora do jantar, comporte-se de maneira fina, comendo devagar, limpando a boca a cada movimento.

Um jantar social pode ser peça chave para o fechamento de um negócio importante. Determinante para o futuro de sua empresa.

Jantar social (Foto: Reprodução)

A educação é a melhor aliada, espere ser servido. Nesse tipo de jantar, existe um funcionário somente para essa finalidade. Coma devagar, tente se interagir na conversa e preste atenção em tudo que está acontecendo. Se estiver falando de negócios, dê o seu parecer sem entrar exageradamente no assunto e responda o que for perguntado.

De maneira nenhuma leve um convidado. Em jantares sociais, o que mais se vê são listas. Somente aqueles que estiverem com seu nome na lista podem entrar, não crie confusão na entrada. Se você é fumante, respeite o local indicado para tal prática. Em locais fechados não é permitido fumar e todos nós sabemos disso.

Caso tenha intolerância á algum tipo de alimento, indicamos que converse com o serviço de buffet para saber se há algum tipo de alimento que você pode substituir. Evite que seus cotovelos fiquem por cima da mesa durante o jantar, isso é desagradável e uma das piores gafes em etiqueta.

Como usar os talheres?

● Garfo (mão esquerda)

 Faca (mão direita) 

Faca, utiliza-se somente para cortar, legumes ou croquetes que podem ser facilmente partidos ao meio com o auxílio de um garfo, não é necessário usar a faca. Quando não estiver usando faca, a coloque delicadamente sobre o prato, evitando que o cabo fique apoiado em cima da mesa.

Quando terminar de comer, coloque garfo e faca juntos em algum canto do prato (indicamos ao centro delicadamente, evitando que os talheres batam com muita força no prato, exaurindo um  som desagradável. Deixe que seus talheres fiquem rentes, no meio do prato.

Como usar os copos?

Já para as bebidas, cada copo está destinado para o tipo certo de bebida. Indicaremos abaixo, os modelos e as bebidas servidas nos mesmos. Tome muito cuidado para não cometer uma gafe, pegando a taça ou copo ao meio. Faça uma espécie de suporte com a mão direita, de forma que o mesmo esteja seguro em suas mãos.

Copos de:

01 Cherry

02 Vinho tinto

03 Vinho branco

Os tipos certos de taças para bebidas certas

Tipos de taças (Foto: Reprodução)

04 Borgonha

05 Champanhe

06 Vinho de reno

07 Coquetel

08 Ponches

09 Água

10 Licor

11 Conhaque

 Não fale de boca cheia: se alguém lhe fizer alguma pergunta, levante a mão, acenando que espere um minuto, engula o alimento e depois de limpar os vestígios de sua boca, fale. Muito cuidado para não exagerar: é comum que as pessoas queiram parecer “sociais” e acabam exagerando.

Haja naturalmente, não saia fora do padrão e não faça piadas. Converse baixo, tenha bons modos, sempre use “por favor”, “obrigado(a)” e outras palavras mágicas que não te custam nada. A educação é o princípio básico da etiqueta, nunca a deixe em casa.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?