DicasFree.com » Português » Dicas para escrever um carta

Dicas para escrever um carta

As cartas são o meio mais antigo de correspondência e de comunicação a distância já feitos com sucesso no mundo. Ainda hoje, usamos e abusamos desse método que impulsiona cada dia mais os correios. Confira algumas dicas para escrever cartas!

     

Existem muitos tipos de cartas. Cartas de amor, carta aos amigos, carta aos pais e também a parentes distantes. Antes de pegar caneta e papel, você deve pensar a que tipo de destinatário a sua carta será encaminhada. As correspondências servem para expressar sentimentos, mandar notícias e até para da felicitações a alguém que está fazendo aniversário.

Tendo isso em vista, é importante saber algumas técnicas para não errar na hora de escrever e enviar sua correspondência. Confira algumas dicas que separamos para esse fim logo abaixo.

carta

Passos para escrever uma carta

A primeira dica é que você analise com calma o conteúdo que quer expor em sua carta. E principalmente ficar de olho quanto a questão ortográfica. Muitas pessoas deixam a desejar no termo Língua Portuguesa, algo que pode prejudicar bastante na qualidade do que está para ser escrito.

Se você definitivamente tem problemas ortográficos que precisam ser solucionados, a dica é que você escreva sua carta no computador, usando programas para solucionar esses pequenos problemas. Depois de pronta, passe-a para o papel.

Carta Formal

Caso sua carta seja formal, é necessário que não se esqueça dos pronomes de tratamento como senhor, senhora, excelentíssimo (no caso de ser enviada a uma autoridade). Ao final das cartas sempre deve haver algum tipo de cumprimento como grato, abraços, beijos e etc.

Carta informal

As cartas não formais, geralmente são para demonstrar carinho ou contar as novidades do cotidiano de quem a escreve. Procure demonstrar o que sente, transferir esses sentimentos para o papel. Existem várias formas de demonstrar seu amor, os compositores por exemplo, usam a música para falar do que sentem, pintores pintam belos quadros, e nós escrevemos cartas.

Quem a receber com certeza se alegrará bastante se você usar da sua sinceridade e honestidade. Evite palavras rotineiras, elas cansam as pessoas, seja imprevisível e original, sem deixar o romantismo.

As cartas são uma das formas mais antigas de comunicação, foram substituídas aos poucos pelo e-mail, telefone e pelas redes sociais. Mas sinceramente? Quem é que não acha um charme receber uma carta?

Seja qual for o motivo pelo qual está escrevendo, empenhe-se! Fale sobre você, sobre sentir saudades, sobre as pessoas ao seu redor, mande lembranças e deseje coisas boas. Cartas são uma conversa onde um fala e o outro usa a imaginação. Abuse disso!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?