DicasFree.com » Variados » Dia das criança texto

Dia das criança texto

O dia das crianças é comemorado na mesma data do feriado nacional brasileiro dedicado a Padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. Veja no artigo, como surgiu essas datas tão especiais.

     

O dia das crianças foi criado como forma de presentear as mesmas, mas há indícios de que o propósito é um tanto mercadológico para promoção do capitalismo. Nas vésperas da data comemorativa, muito movimento se cria diante as lojas de departamentos para crianças, agências de viagens entre outras tantas opções que se adequam a festividade desse dia.

Dia 12 de outubro, dia das crianças no Brasil.

No mundo inteiro comemora-se o dia das crianças, mas as datas se diferem de acordo com alguns países. Dia 5 de maio, é o dia escolhido pela a população do Japão e da China, na Índia a data comemorativa é no dia 15 de novembro. Já em Moçambique e Portugal a comemoração acontece no dia 1º de junho, a data 20 de novembro foi definida pela ONU, como o dia de celebração pela aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.

No Brasil, a data foi escolhida após a ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho, que em 1920 conseguiu a aprovação da data para o dia 12 de outubro, oficializando-se assim o Dia da Criança no país. Existe até mesmo um decreto de nº 4867, que confirma a data comemorativa. Logo após o decreto, alguma empresas viram uma oportunidade de lucrarem com mais um dia a ser lembrado e consequentemente presenteado, foram criadas promoções e milhares de estratégias de marketing para atrair clientes nesse dia.

As vendas aumentam respectivamente no dia das crianças.

Até os dias atuais, existem proposta quase irrecusáveis que sujeitam pais, avós, tios, padrinhos e etc., a presentearem suas crianças. As publicidades são cada vez mais chamativas e também influenciam as próprias crianças a desejarem determinado produto ou a visita em lugares diferentes. Dia 12 de outubro acabou se tornando então, um data muito especial no Brasil, tanto para as crianças e quanto para o comércio.

A data é muito propícia a programação de comemorações como passeios e viagens, pois nesse mesmo dia também se comemora o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Aparecida, decretada pelo papa Pio XI em 1930. Esse dia foi determinado com base no aparecimento da imagem da Santa nas margens do Rio Paraíba.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Com valor religioso, essa data se transformou em feriado nacional, seguido em todas as partes do Brasil. Sendo assim fica mais fácil e agradável comemorar o dia das crianças, pois com isenção de trabalho é possível viajar e se dedicar mais a data estabelecida para celebrações, divertimento e comunhão.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?