DicasFree.com » Questões Sociais » Dia da consciência indígena

Dia da consciência indígena

Os indígenas foram de fundamental importância para formação de nosso país e hoje ainda vivem estigmatizados por preconceitos, pré julgamentos e abandono governamental e social. Saiba mais sobre o dia da consciência indígena.

     

Consciência Indígena

O dia 20 de Janeiro foi instituído para que possamos lembrar e tomar consciência desses povos diferentes que vivem no território brasileiro, que antes de nosso, é deles. Também nos serve para refletirmos sobre os séculos de lutas que esses povos enfrentaram para garantir sua permanência e sobrevivência no mundo.

População e formação indígena no Brasil

O Brasil foi um dos muitos países constituídos na América com uma relação entre indivíduos da Europa, da África e também dos indivíduos nativos dessas terras. As grandes diferenças culturais entre esses agentes sociais, resultou em diferentes níveis de integração e exclusão social em cada caso no continente.

Especificamente em nosso país, a relação dos portugueses e índios foi de conflito, escravidão, inserção e aldeamento. Devido ao pouco contingente populacional europeu que veio a colônia brasileira no século XVI, os portugueses por muitas vezes se casaram com índias e tiveram filhos mestiços para compor os quadros sociais.

Índios no Brasil

Índios no Brasil

Apesar disso, a relação de escravidão com os indígenas acabava por trazer inúmeros conflitos que acabam em muitas mortes. A resistência indígena dura até hoje e de lá para cá, milhares de etnias indígenas morreram e com elas, suas línguas, costumes, rituais e sabedoria.

Indígenas no Brasil atual

Faz pouco tempo que o Governo do Brasil resolveu reconhecer os povos indígenas com suas particularidades e dar-lhes também direitos. As etnias indígenas no Brasil podem se vincular a sociedade rural ou urbana, ou podem viver suas vidas nas reservas dos territórios indígenas concedidos pelo governo.

Apesar disso, o avanço agrícola nessas reservas, principalmente no Estado no Mato Grosso vem expulsando cada vez mais indígenas de suas terras, fazendo com que uma etnia se choque com a outra e diminuindo o espaço de convivência e atividades culturais desses povos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?