DicasFree.com » Curiosidades » Design portfólio

Design portfólio

Os portfólios são ferramentas muito úteis para demonstração e evidenciação de características e desenvolvimento de trabalhos e produtos. Saiba um pouco mais sobre os portfólios.

     

Os portfólios são ferramentas muito utilizadas para diversos fins atualmente. Constituem-se em pastas com muitas folhas que apresentam o decorrer de uma trabalho ou o acompanhamento econômico de empresa, negócio, entre outros.

Essas ferramentas proporcionam uma visualização rápida e detalhada do  projeto em si como forma de acompanhar com mais facilidade seu desenvolvimento. Nesse sentido, os portfólios estão sendo muito utilizados também na educação básica como uma maneira diferenciada de ensino. O aluno deve montar durante o ano inteiro um portfólio de tudo que fora aprendido e ao final apresentar o trabalho ao professor.

Um dos tipos mais utilizados de portfólios são os que apresentam o desenvolvimento e característica dos produtos industriais. Muito útil na área empresário, esses portfólios podem servir tanto para os empresários como para os clientes interessados nos produtos. Normalmente, esses portfólios são mais artísticos e podem apresentar grande quantidade de fotos explicativas e demonstrativas, com design convidativo.

O objetivo é prender o cliente ao material para que este fique interessado ou produto ou produtos oferecidos. Nesse caso, o produtor do portfólio poderá utilizar da criatividade de combinar desenhos, cores, sombras, texturas e pequenos textos didáticos e explicativos. Essa liberdade de composição pode proporcionar ao criador o ambiente perfeito para seu trabalho.

O design do portfólio é todo o processo de visual e criativo que compõe a configuração elaborativa de todo o trabalho, aliado a efeitos imagéticos – imagens e figuras – que componha o sentido e efeito que o autor ou a obra deseja transmitir.

O processo todo começa desde a capa do portfólio – se este for distribuído de forma impressa. Pode ser desde as tradicionais pastas de plástico ou até materiais metálicos mais sofisticados. Isso vai variar do trabalho em si e da combinação necessária para criar o efeito correto a quem lê. A capa é a porta de entrada do portfólio, é o que chamará mais atenção de início. Portanto, é importante que esta não seja nem simples demais nem muito complexa.

A distribuição de fotos vai depender da quantidade dos produto e o que se quer passar dele. É comum que um portfólio apresente fotos e pequenos textos que expliquem e mostrem as particularidades e características  importantes do produto. Mas também pode ser feito de maneira mais simples e menos detalhada, com fotos bem posicionadas e textos bem elaborados e diretos.

Também há possibilidade de não haver textos. Isso vai depender do tipo de produto, da ideia que se quer passar e do público direcionado. A apresentação de boas fotos auto explicativas pode ser mais que suficiente para demonstrar a seriedade e qualidade do produto.

Na construção do portfólio a criatividade é fundamental para despertar o interesse no cliente. Isso servirá também para demonstrar a importância que a empresa dá a seu trabalho e aos clientes. Em base, criar um portfólio de produtos é algo livre, uma elaboração artística. Cada empresa exigirá os pontos a serem evidenciados pelo profissional.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?