DicasFree.com » Música » Descubra como é formada uma orquestra sinfônica

Descubra como é formada uma orquestra sinfônica

Se você deseja descobrir como é feito a formação de uma orquestra sinfônica, acompanhe os detalhes da formação dessa lindíssima obra musical.

     

Orquestra Sinfônica

Uma orquestra sinfônica está categorizada como uma das maneiras mais clássicas de divulgar e compartilhar músicas. Os concertos são eventos super sofisticados, geralmente frequentados por admiradores da música clássica. A formação de uma orquestra sinfônica é feita a partir de instrumentação e um maestro.

Segundo as orientações dadas por esse mesmo maestro, eles encaminham a música. Uma definição correta é: Grupo Musical Típico de Música Clássica. Quando essa tem uma formação menor, com instrumentais diminuídos, ganha o nome de câmara. Tomando maiores proporções começa a ser conhecida como sinfônica ou filarmônica.

A diferença clara entre os dois tipos de orquestras é que uma (a filarmônica) é integrada pelos fundadores, aqueles integrantes que ainda estão ativos. Enquanto a sinfônica, recrutam os integrantes de outras formas. Esses necessitam passar num concurso público para fazer parte do corpo da orquestra.

A palavra Orquestra, veio da Grécia Antiga. Esse mesmo termo fazia indicações onde a área ocupada era destinada ao público e a eventuais atividades que os divertiam. Instrumentistas e dançarinos tinham a missão de promover apresentações onde todos pudessem interagir.

Formação

Uma orquestra sinfônica pode ser formada por cerca de 500 a 1000 integrantes. Não há estipulação (nesse número) de instrumentistas ou quantas dos mesmos pode haver. Como por exemplo, algumas orquestras são formadas por 2 violinistas, enquanto possuem apenas 20 percussionistas.

Para entender a formação nós teremos que imaginar o palco. No centro dele, está o maestro que dará as coordenadas corretas para as demais áreas instrumentais. Em frente ao maestro, nós teremos violas, madeiras, metais e toda ambientação de percussão. Ao lado esquerdo teremos 3 violinos. Já para o lado direito, estarão os violoncelos e os contrabaixos.

Entenda corretamente no desenho.

A formação de uma orquestra sinfônica se deve a uma quantidade exata de instrumentos e um maestro regente

Formação de uma orquestra sinfônica (Foto: Reprodução)

A orquestra sinfônica foi construída e aperfeiçoada ao longo dos últimos 4 séculos. Formada geralmente por 32 violinos, 12 violas, 12 violoncelos, 8 contrabaixos, 4 flautas, 4 clarinetes4 fagotes, 8 trompas, 4 trompetes, 3 trombones, 1 tuba e variados instrumentos de percussão.

A presença de uma maestro é tão importante quanto qualquer um dos outros instrumentos. As orquestras geralmente se apresentam em teatros e óperas, também fazem acompanhamento a cantores de música clássica. As apresentações são extremamente bonitas e elegantes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?